Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

terça-feira, 24 de novembro de 2009

ADÍLSON DISSE NÃO. E AGORA?

Foto: GloboEsporte.com
Adílson renovará por mais um ano com o Cruzeiro. Ontem à tarde o treinador avisou Duda Kroeff de sua decisão.

As novelas no GRÊMIO ultimamente duram um certo tempo até o capítulo final. Alguns encerramentos são bons, outros nem tanto. A lenga-lenga do momento pros lados do Olímpico é " Quem será o novo técnico?". Até o dia 6 de dezembro deverá ser definido o treinador para 2010, conforme o diretor de futebol Lúis Onofre Meira. É esperar.

A primeira opção já foi descartada, ou melhor, ela nos descartou

O técnico Adílson não aceitou a proposta do GRÊMIO e continuará na casamata do Cruzeiro em 2010. Preferiu a opção continuidade do trabalho. Aqui no Olímpico teria que começar do zero e com grande cobrança em cima do seu trabalho - onde os resultados teriam que ser imediatos para contentar a torcida e lógico, a imprensa. Não que em Minas ele não tenha pressão e não continuará tendo ano que vem, só que a imprensa daqui não se compara com a imprensa de lá.

Os primeiros da lista

Riscado o nome de Adílson da lista, logo abaixo aparecem os técnicos Dorival Júnior e Silas. Pelo menos é isso que indica a direção através de Meira.

Dorival Júnior, técnico do Vasco, se tornou o preferido da direção. Tanto que hoje à noite o dirigente GREMISTA irá se encontrar com o treinador no Rio de Janeiro para tratar de contratá-lo o quanto antes. Faz isso para que não ocorra o mesmo que ocorreu com Adílson - deram tempo para ele pensar, o Cruzeiro se recuperou e acabou renovando com ele. Fato do Dia: Dorival Júnior adora Porto Alegre.

> O técnico que devolveu o Vasco à Série A não tem larga experiência e muito menos títulos. No máximo uma boa campanha com o Cruzeiro em 2007, levando a equipe à Libertadores do ano seguinte. E este ano com o Vasco, conquistando a Série B.

Silas surpreendeu com seu Avaí neste Brasileirão 2009. De rebaixável quase certo à Série B nas primeiras rodadas, passou a vencer e por tantas rodadas ficou invicto. Subiu na tabela e vislumbrou até uma vaga à Libertadores, chegando a ficar momentaneamente no G-4. Hoje já está assegurado com uma vaga à Copa Sul-Americana. Um grande feito se tratando do Avaí. Por tudo isso o técnico está na lista logo a seguir.

> Experiência não tem, mas em duas temporadas com o Avaí fez chover na Ressacada. Em 2008 chegou, colocou ordem na casa e subiu o time catarinense à Série A depois de 20 anos. E mais: viu ao mesmo tempo o rival Figueirense cair para a Série B. Em 2009 eu já disse tudo, faz ótima campanha e está à frente do GRÊMIO na tabela.

Os preferidos da torcida

Se a direção tem os seus preferidos em uma lista, a torcida prova ter a dela também. E nela se encontram dois nomes que se sobressaem. Um ainda nem foi técnico profissional, somente interino: Marcelo Rospide. O outro é técnico, mesmo que muitos defendam com veemência que ele não é: Renato Portaluppi.

> Marcelo Rospide > O interino do período pós-Roth foi um. O do período pós-Autuori é outro. Talvez seja a empolgação com os resultados, a satisfação da torcida e o puxa-saquismo da imprensa que tenham dado ao Marcelo Rospide a razão e a emoção de se sentir preparado para comandar o GRÊMIO. Em entrevistas de uma semana atrás não cogitava ser efetivado, entretanto, nesse domingo ele mudou o discurso - ou nem tanto. O certo é que os resultados aparecem e são bons. Não demora muito para que se tenha um consenso (não geral, mas quase lá) de que Rospide pode ser a melhor opção no momento. Eu tenho lá minhas dúvidas, mas o Andrade no Flamengo deu certo.

> Renato Portaluppi > Quis ele ser técnico. Justo ele que fugia de concentração, gostava de balada e era indisciplinado quando jogador. Renato Portaluppi é um jogador brincando de ser técnico para muitos. Não adiantou ser Campeão da Copa do Brasil com o Fluminense, repito: Fluminense. E não adiantou a ótima campanha na Libertadores com o mesmo clube, desclassificando São Paulo e Boca Juniors da competição só que sendo derrotado nas decisões com a LDU - como se tivesse culpa da incapacidade do time carioca de cobrar pênaltis. Ele ainda é visto como o tipo "carioca" que fala demais e faz de menos. Discordo desse ponto de vista, mas aceito críticas a ele como, vejamos... Sei lá. Entre os nomes até aqui citados, não vejo diferença entre eles. Portaluppi tem até currículo como técnico, os outros não. E não me venham com papo de tática. Campeão da Copa do Brasil sem tática, façam-me o favor.

> Ainda sobre Portaluppi > E não seria o caso de firmar um acordo de paz entre direção e torcida com a vinda do nosso maior Ídolo?

Se não "deu" tu, vai tu mesmo

Passados os preferidos da direção e da torcida, chegamos ao lugar que eu temo. Não deu tu, nem tu, então vem tu mesmo. Foi assim com a saída de Vágner Mancini no início de 2008. Trouxeram quem? Celso Roth.

Ney Franco, Geninho ou tantos outros desses técnicos de segunda-linha. Técnicos que não estão em ascensão, mas bem pelo contrário. Desses eu tenho medo, pois podem pintar de uma hora para outra. E aí, ferrou-se.

Também ouço falar em Tite. Treinou o Inter, tem que se reciclar e provar que não desaprendeu a ser técnico no Beira Rio. Até lá, portas da Azenha fechadas para ele.

E Espinosa? Já pensou o nosso Campeão do Mundo de volta à casamata do Olímpico? Vamos parar com os delírios.

> Uma ótima notícia > É só o GRÊMIO depositar a grana no cofre dos russos e Maxi López ficará mais um ano. Passo a acreditar em 2010 com mais entusiasmo. Será um ano bom, independente do treinador?

Um comentário:

Romes Sousa disse...

Queremos a Copa do Brasil no Ano que vem, QUEREMOS O PENTA!!!