Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

segunda-feira, 4 de maio de 2009

LIBERTADORES 2009 > COMEÇAMOS COM 38, PASSAMOS A 32 E AGORA SOMOS 16

E a 50ª Copa Libertadores da América está a todo vapor! Chegamos ao mata-mata, a hora da verdade. Lá no final de janeiro começamos com a Pré-Libertadores (1ª Fase), onde 6 equipes já ficaram para trás. O destaque negativo nesta fase preliminar foi ver o "a cada dia mais lendário e sem força" Peñarol (URU) ser superado pelo Independiente Medellín (COL). Sem os uruguaios e mais 5 equipes, a Libertadores passou de 38 clubes para 32.

E aí chegamos à 2ª Fase, a Fase de Grupos. Onde 32 equipes se dividiram em 8 grupos com 4 participantes cada um. Fase teoricamente fácil para as equipes mais tradicionais, pois há uma mescla de equipes grandes, médias e também pequenas. Mesmo assim é uma fase que traz surpresas. Um exemplo disso é o Grupo 1, onde a LDU de Quito (EQU), atual Campeã da América, foi eliminada junto com o Colo Colo (CHI), outro já Campeão da América. Quem se classificou foi o forte Palmeiras (que bobeou e quase ficou fora) e o "atrevido" Sport de Recife, ambos do Brasil. Tudo bem que este era o "Grupo da Morte", o mais difícil. Então, vamos pegar outro exemplo de surpresas. E nenhum outro exemplo é melhor do que o Grupo 3. Pois ali o eliminado foi o tradicional River Plate (ARG). Em um grupo com desconhecidos Nacional (PAR) e Universidad San Martín (PER), e somente um grande adversário, o também tradicional Nacional (URU), o clube argentino foi o exemplo vivo de que "camisa forte" não garante classificação. Os "millonarios" viram o uruguaio Nacional se classificar com certa facilidade (fez uma campanha invicta) e o novato San Martín (tem 5 anos de fundação) ficar na 2ª colocação. Ficou ele e o paraguaio Nacional de fora. Uma "vergonha nacional", segundo o diário esportivo argentino Olé. Mas a Argentina também viveu maus momentos com as eliminações de outros dois clubes do país: San Lorenzo e Lanús acabaram eliminados dos Grupos 6 e 8, respectivamente. Ambos ficaram com a 4ª colocação, ou seja, eliminados com as piores campanhas desta Libertadores.

Bem ao contrário da realidade argentina, que conta como representantes somente o Boca Juniors e o Estudiantes de La Plata, o Brasil conseguiu ver suas 5 equipes representantes se classificarem nos seus respectivos grupos. Sendo que 4 equipes - GRÊMIO, São Paulo, Cruzeiro e Sport de Recife - alcançaram a LIDERANÇA do seu grupo. O nosso TRICOLOR por exemplo, como todos sabemos, tem a melhor campanha entre todos os classificados às Oitavas-de-Final. Isso é a prova que os clubes brasileiros estão vivendo uma boa época. Quase 1/3 (um terço) das equipes classificadas são do nosso país. Difícil não ter brasileiro nas Finais da Libertadores.

Entre os 16 classificados, além dos 5 brasileiros e 2 argentinos, temos ainda 2 uruguaios, 2 mexicanos, 1 paraguaio, 1 chileno, 1 equatoriano, 1 venezuelano e 1 peruano. Logo abaixo segue os confrontos das Oitavas-de-Final da Copa Libertadores.

> Uma curiosidade desta Libertadores é o fato de nenhuma equipe colombiana ter conseguido se classificar e assim seguir na competição: América de Cáli e Independiente Medellín foram desclassificados no mesmo grupo, e o Boyacá Chicó foi eliminado ficando na 3ª colocação do Grupo 7. Tambem não há nenhuma equipe boliviana classificada, mas isso não é surpresa para ninguém!

OS CONFRONTOS DAS OITAVAS

> GRÊMIO (BRA) - Classificação: 1° > Melhor campanha da Fase de Grupos, o TRICOLOR GAÚCHO se vê mais favorito do que nunca nesta Libertadores. Apesar dos GRE-nais perdidos, da eliminação do Gauchão e consequente demissão do técnico, o GRÊMIO fez o que devia e mais um pouco na principal competição do calendário sul-americano. Desde o início ficou claro a obsessão da direção por esta Copa Libertadores. A prova é a invencibilidade com 5 vitórias e 1 empate, melhor ataque com 11 gols e melhor defesa com somente 1 gol levado. Nos últimos 3 jogos, com o técnico interino Marcelo Rospide, ficamos com 100% de aproveitamento. E é com ele no comando que encaramos o San Martín na próxima fase. COTAÇÃO: FAVORITO AO TÍTULO, RUMO AO TRI.

> Universidad San Martín (PER) - Classificação: 16° > Pior campanha da Fase de Grupos. Assim já é possível deixar bem claro a distância que há nesse confronto. O San Martín, clube fundado há poucos anos, pertencente a maior universidade particular do Peru, fez uma campanha razoável. Foi ajudado na verdade pela péssima campanha do River Plate. O clube venceu apenas 2 jogos, ambos em casa. Contra o River Plate e o Nacional (PAR) fez 2 x 1. Empatou mais 2 jogos contra o Nacional (URU) em casa e o Nacional (PAR) fora. Com 8 pontos e saldo de gols -5, ficou na 16ª colocação e por castigo pega o GRÊMIO. Tentará a sorte, pois futebol tem disso, mas ninguém leva fé. Talvez nem eles levem. COTAÇÃO: ZEBRA TOTAL, SEM CHANCE.

> Palpite > Lógico que dá GRÊMIO. Talvez possa vir classificado de lá, cumprindo tabela no Olímpico. Tem muito mais time, muito mais tradição. Se jogar o que sabe, aplicado, não dando espaço, ganha fácil. Passa por cima. GRÊMIO classificado.

> Boca Juniors (ARG) - Classificação: 2° > O temido Boca Juniors (tratado como bicho-papão das Américas) não teve que fazer muito esforço para se classificar. Com a 2ª melhor campanha da Libertadores, 15 pontos conquistados em 18 disputados, o Boca chega mais uma vez representando o forte futebol argentino e sendo novamente cotado para erguer o que seria sua 7ª Libertadores da América. Nos 6 jogos que disputou no Grupo 2, não pode-se dizer que convenceu muito. Pegou um grupo fácil, onde o time mais forte era o desconhecido Deportivo Cuenca. Sem adversário à altura, venceu o Deportivo Táchira (VEN) e o Guaraní (PAR) em jogos de ida e volta, venceu o Deportivo Cuenca por 1 x 0 na estreia em casa, e perdeu uma partida na penúltima rodada contra o Deportivo Cuenca. Motivo da derrota: já estava classificado e jogou com muitos reservas em campo (equipe mista). Tem que se respeitar um clube como o Boca Juniors, entretanto, ele não cjhega a assustar como em outros anos. Creio que jogue mais com a tradição do que com futebol. Pega um adversário que não é bobo, vem do futebol uruguaio e nos últimos anos tem feito campanhas consideráveis na Copa. COTAÇÃO: FAVORITO AO TÍTULO, COMO SE ISSO FOSSE NOVIDADE.

> Defensor Sporting (URU) - Classificação: 15° > O Defensor fez uma campanha bem ruim. Conseguiu classificação graças a um gol marcado aos 49 minutos do 2° tempo contra o Independiente Medellín, que deu a vitória por 4 x 3 ao time uruguaio. Se não tivesse sido este gol, só restaria a decepção por não passar de fase. Mas esse gosto ficou para os colombianos. Conseguiu 8 pontos em 6 jogos. Foram 2 vitórias em casa contra os colombianos, 2 empates fora de casa com os mesmos colombianos e 2 derrotas diante do São Paulo, em ida e volta. O Defensor é uma equipe fraca, que costuma abusar das ligações diretas da defesa para o ataque. A força do time uruguaio está na bola parada, na bola aérea. Sem essas jogadas, fica difícil imaginar em uma classificação sobre o Boca, muito difícil. COTAÇÃO: FRANCO-ATIRADOR. SÓ POR UM MILAGRE.

> Palpite > Gostaria de pensar em uma possível classificação do Defensor Sporting, mas é ruim de isso acontecer. O Boca Juniors sabe jogar tendo a vantagem de decidir a vaga em casa. Ou seja, se os uruguaios não fizerem placar lá em Montevidéu, o Boca "abocanha" na La Bombonera e aí já era. Boca Juniors classificado.

> Nacional (URU) - Classificação: 3° > Surpreendente a campanha vitoriosa do Nacional até aqui. Se trata de uma equipe muito tradicional e que por esse motivo sempre chega às fases seguintes da Libertadores. Entretanto, chegar invicto e com a 3ª melhor campanha entre todos os participantes é algo que eu não esperava. Em casa ele sempre foi imbatível, e continua assim. Foi lá que venceu o Universidad San Martín por 2 x 1, patrolou o River Plate por 3 x 0 e na última rodada venceu o homônimo Nacional do Paraguai por 3 x 1. Fora de casa, empates com San Martín e River Plate, mais vitória sobre os paraguaios por 3 x 0. Equipe experiente neste tipo de competição e que conta ainda com uma torcida empolgadíssima com a campanha, passou a ser um concorrente de peso na disputa pela Taça. Tem carências no elenco, não tem muita qualidade técnica como outras equipes, mas se equivale pelo empenho característico dos clubes uruguaios. COTAÇÃO: CONCORRENTE AO TÍTULO, PODE ENCRENCAR.

> San Luis F.C. (MEX) - Classificação: 14° > Esse se classificou na ruindade dos outros concorrentes. É só ver o primeiro jogo do San Luis: uma sonora goleada de 4 x 1 do San Lorenzo (ARG) para cima dos mexicanos. E aí na 2ª rodada nova derrota. Agora em casa, para o Libertad por 1 x 0. Mas aí veio as últimas 4 rodadas: dois empates e duas vitórias. A última de 2 x 0 sobre o Libertad fora de casa. Está nas Oitavas-de-Final por competência própria, afinal fez 8 pontos e chegou com esta pontuação ao 2° lugar no Grupo 8. Mas é notório que foi ajudado graças a péssima campanha do San Lorenzo (1 vitória e 5 derrotas) e ao azar do Universitario (PER), que tinha um gol a menos no saldo e acabou desclassificado. Cotação: MERO PARTICIPANTE, E PÕE MERO NISSO.

> Palpite > Equipe experiente, os uruguaios do Nacional vão segurar o placar fora de casa e trazer para dentro do acanhado Parque Central (é possível que seja no Centenário). Assim se classificarão, fazendo valer a vantagem de decidir em casa. Nacional classificado.

* Devido aos últimos fatos ocorridos no México, com relação ao vírus da gripe suína (AH1N1), o jogo de ida, que aconteceria na cidade mexicana de San Luis Potosí foi transferido para Bogotá (COL). Porém, as autoridades sanitárias da cidade colombiana se manifestaram contra a escolha da Conmebol. Diante dessa situação o jogo foi adiado para a próxima semana, dia 13/05, mas ainda sem local definido. A definição deve acontecer em breve, e a possibilidade é o jogo ocorrer no Chile ou até mesmo no Brasil, onde Curitiba mostrou interesse em sediar o jogo no Estádio Couto Pereira. Ainda há a possibilidade de o confronto entre Nacional (URU) x San Luis F.C. (MEX) não acontecer, possibilitando assim uma troca de confrontos. De um lado o Nacional pegaria o São Paulo, enquanto do outro lado se enfrentariam os mexicanos San Luis e Chivas Guadalajara.

> São Paulo (BRA) - Classificação: 4° > O tricolor paulista é sempre candidatíssimo para levantar a Taça de Campeão. Nesse ano a coisa não foge disso em resumo. Campanha de 13 pontos conquistados, sem muito esforço. Um bom elenco, técnico experiente e um planejamento sempre correto. Por outro lado: equipe sem raça, torcida morna e futebol improdutivo. Assim o São Paulo chega a próxima fase: um favorito sob olhar de desconfiança de todo mundo. COTAÇÃO: FAVORITO AO TÍTULO, VIROU ROTINA.

> Chivas Guadalajara (MEX) - Classificação: 13° > O clube mexicano de maior torcida do país (e jura ser a 2ª Maior do Mundo) se classificou no Grupo 6, o grupo de emergentes do futebol sul-americano. Além dele, Caracas (VEN), Everton (CHI) e Lanús (ARG). Perdeu apenas para o Caracas fora de casa, clube que acabou com a melhor campanha do grupo. Nos outros 5 jogos, 2 vitórias em casa e 3 empates. Sem poder jogar em sua casa, junto à sua torcida, tem um elemento a menos na busca pela classificação. É uma equipe com um bom setor ofensivo, já a defesa não inspira muita confiança. Sua tarefa é tentar complicar a vida do São Paulo. COTAÇÃO: FRANCO-ATIRADOR, QUE PODE COMPLICAR UM POUCO A VIDA.

> Palpite > Tudo indica o São Paulo nas Quartas-de-Final. O Chivas vem do futebol mexicano, mais evoluído que tantos outros países da América do Sul, e por isso pode surpreender. O grande pecado das equipes mexicanas está no lado defensivo, normalmente esquemas táticos faceiros, que visam muito mais a ofensividade, relaxando na defesa. Devido a isso erram, e uma equipe como o São Paulo sabe utilizar muito bem esses deslizes dos adversários. Por isso vai dar os paulistas. São Paulo classificado.

* Devido aos últimos fatos ocorridos no México, com relação ao vírus da gripe suína (AH1N1), o jogo de ida, que aconteceria na cidade mexicana de Guadalajara foi transferido para Bogotá (COL). Porém, as autoridades sanitárias da cidade colombiana se manifestaram contra a escolha da Conmebol. Diante dessa situação o jogo foi adiado para a próxima semana, dia 13/05, mas ainda sem local definido. A definição deve acontecer em breve, e a possibilidade é o jogo ocorrer no Chile ou até mesmo no Brasil, onde Curitiba mostrou interesse em sediar o jogo no Estádio Couto Pereira. Ainda há a possibilidade de o confronto entre São Paulo (BRA) x Chivas Guadalajara (MEX) não acontecer, possibilitando assim uma troca de confrontos. De um lado o São Paulo pegaria o Nacional, enquanto do outro lado se enfrentariam os mexicanos Chivas Guadalajara e San Luis.

> Cruzeiro (BRA) - Clasificação: 5° > Vinha fazendo boa campanha na competição sul-americana, mas aí na 5ª rodada veio um tombo. Tomou 4 x 0 do Estudiantes em La Plata (ARG). Isso manchou um pouco a classificação da equipe mineira. Fora isso, 4 vitórias e 1 empate. Equipe de tradição em mata-mata, é candidato para levantar a Taça. Não diria que é favorito, pois tem uma defesa vacilante e um ataque temperamental com Kléber. Tem um técnico que sabe o caminho para erguer a Libertadores: Adílson Batista, o Capitão América. Pega o Universidad de Chile, da qual conhecmeos bem. Deve passar, se não vacilar como contra o Estudiantes. COTAÇÃO: CONCORRENTE AO TÍTULO, QUASE FAVORITO.

> Universidad de Chile (CHI) - Classificação: 12° > Não é uma equipe forte, provou isso contra o GRÊMIO. Toca bem a bola, procura atacar com velocidade, sempre às costas dos zagueiros, mas finaliza muito pouco. A campanha no Grupo 7 foi vacilante: 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, chegando aos 10 pontos. Joga com empenho, aplicação. Tem certa tradição no futebol chileno, mas nunca foi feliz na Libertadores. É o único a representar o Chile na competição sul-americana. COTAÇÃO: CONCORRENTE AO TÍTULO NAQUELAS SABE? COM MUITA SORTE.

> Palpite > A equipe do Cruzeiro é inexperiente, provou isso contra o Estudiantes. Lá em La Plata, estádio lotado, sentiu a pressão, a defesa errou muito. Contra o Universidad de Chile aquele jogo deve ser motivo de preocupação para os cruzeirenses. Jogando no Estádio Nacional de Santiago, o Universidad jogará a vida, pois sabe que no Mineirão não terá chances. Dessa forma eu coloco Cruzeiro como favorito no confronto, mas tem que se precaver no Chile. Cruzeiro classificado.

> Sport de Recife (BRA) - Classificação: 6° > O Grupo 1 era o mais difícil de todos. Tinha o Campeões da América de 1991, Colo Colo (CHI), de 1999, o Palmeiras e o atual de 2008, LDU de Quito. Entre eles estava o Sport de Recife. Uma equipe boa, mas sem muita tradição. E esse ponto costuma ser determinante na classificação. Mas os pernambucanos contrariaram isso e venceram já na estreia o Colo Colo fora de casa. Contra o atual Campeão, vitória em casa. Veio os confrontos contra o Palmeiras: perdeu em casa. Se pensou, acabou o sonho rubro-begro. Aí em São Paulo empatou. Ainda venceu o Colo Colo em casa e a LDU na última rodada em Quito. Campanha impecável para um iniciante em Libertadores, que pela primeira vez passa de fase na competição. Não deve ir muito longe, pegou logo o Palmeiras pela frente. Mas talvez possa contrariar mais uma vez a tradição, e assim deixar para trás mais um Campeão da América. COTAÇÃO: CONCORRENTE AO TÍTULO, CORRE POR FORA.

> Palmeiras (BRA) - Classificação: 11° > Eles renasceram aos 40 minutos do 2° tempo com aquele golaço de Cleiton Xavier contra o Colo Colo em Santiago, Chile. E aí passaram de eliminados para favoritos à Conquista da Libertadores. Futebol é assim, surpreende. A campanha definitivamente não foi boa. Foram 2 derrotas logo de cara. Mas aí veio os pontos: 4 contra o Sport e mais 6 contra LDU e Colo Colo. Classificação com 10 pontos, e pela frente novos confrontos diante do Sport de Recife. Terá que jogar bem em casa, senão corre o perigo de ser eliminado, desta vez não virtualmente. COTAÇÃO: FAVORITO AO TÍTULO, RENASCEU NA HORA CERTA.

> Palpite > A vantagem do Sport de Recife é defender a classificação a próxima fase em casa. Mas tudo isso depende do jogo de ida em São Paulo. Lá o Palmeiras terá que buscar jogo, fazer placar. Levar para a Ilha do Retiro uma decisão de vaga, sem ter feito prevalecer o fator local do primeiro jogo, é algo muito perigoso. Ambos chegam embalados, mas a tradição deve falar mais alto a partir de agora. Palmeiras classificado.

> Libertad (PAR) - Classificação: 7° > Foram 4 vitórias seguidas e a classificação já foi garantida por antecipação. Depois disso a equipe relaxou, e acabou perdendo nas últimas 2 rodadas. Assim foi o Libertad, o clube mais forte e organizado do Paraguai. As boas campanhas na Libertadores da América tem virado rotina, e aos poucos a equipe começa a ganhar notoriedade, mesmo que não tenha tradição. Pelo relaxamento nas últimas rodadas, pegará o argentino Estudiantes de La Plata. Tem chances de passar de fase, mas não é tarefa fácil. COTAÇÃO: CONCORRENTE AO TÍTULO SEM TRADIÇÃO.

> Estudiantes de La Plata (ARG) - Classificação: 10° > A equipe não começou bem na Libertadores e ainda ia mal no Campeonato Argentino, por isso perdeu o técnico. O novo técnico conseguiu duas vitórias de 4 x 0 sobre o Deportivo Quito e o Cruzeiro, e fez o Estudiantes voltar à disputa da Copa. Tem uma equipe razoável, com bons nomes do meio para frente. Já a zaga, xiiiii!!! É o seu grande problema. Fora de casa é uma equipe frágil, não se impõe sobre o adversário. Não tem qualidade para isso. É em casa que o Estudiantes se sente bem, sempre empurrado pela sua torcida que anda lotando o estádio jogo a jogo. É dessa maneira, jogando em La Plata que o Estudiantes irá buscar a sua vaga contra o Libertad. Se deixar para decidir em Assunção, não sei não! COTAÇÃO: CONCORRENTE AO TÍTULO COM TRADIÇÃO.

> Palpite > O Libertad é uma equipe emergente no futebol sul-americano. Tem uma equipe forte, técnica e vem a cada ano realizando boas campanhas na Libertadores. Já o Estudiantes é uma equipe tradicional, Campeã da América em 3 oportunidades (1968, 1969 e 1970). Sua equipe não mostra a mesma competitividade dos velhos tempos, e sua chance é jogar bem e garantir um placar seguro em casa. Libertad tem mais time, Estudiantes mais "camisa", e isso é pouco hoje em dia. Libertad classificado.

> Caracas F.C. (VEN) - Classificação: 8° > A equipe venezuelana estava no Grupo 6, onde tudo poderia acontecer. E aconteceu, o Caracas conseguiu se classificar como 1° do grupo. Deixou para trás o mexicano Chivas Guadalajara, classificado na 2ª posição, e os eliminados Everton e Lanús. Tudo bem que sua vantagem como 1° do Grupo 6 não são muito boas. É o último entre os primeiros colocados, ou seja, sua vantagem de decidir em vaga só vale se pegar os segundos colocados. Sua classificação foi alcançada devido ao fator local, pois na capital venezuelana foram 3 vitórias em 3 jogos. Fora de cada conseguiu 1 empate, o que lhe rendeu 10 pontos e a classificação como 1° colocado. COTAÇÃO: FRANCO-ATIRADOR E NADA MAIS A DECLARAR.

> Deportivo Cuenca (EQU) - Classificação: 9° > Outra equipe forte em casa. Em Cuenca venceu suas 3 partidas. Estava no Grupo 2, o do Boca Juniors. Sabia que 1ª posição já tinha dono antes mesmo de começar. Lutou contra o Deportivo Táchira (VEN) pela 2ª posição, e conseguiu se classificar graças ao Boca, que na última rodada venceu o Táchira na La Bombonera. Como eu já disse, o Deportivo Cuenca é forte em casa. Já havia mostrado isso na Pré-Libertadores (1ª Fase), quando perdeu a partida de ida para o Deportivo Anzoátegui (VEN) por 2 x 0, e no jogo da volta em casa chegou à classificação com um placar de 3 x 0. Foi em Cuenca, inclusive, que ele venceu o Boca Juniors. Mesmo com reservas, a equipe argentina sempre é forte. COTAÇÃO: FRANCO-ATIRADOR (O MESMO QUE VALE PARA O CARACAS).

> Palpite > Duas equipes semelhantes sem tradição alguma no futebol sul-americano. Fortes como mandantes, vulneráveis como visitantes. Será um mata-mata provavelmente decidido pelo saldo de gols. O Cuenca vencerá a partida de ida e o Caracas vencerá a partida da volta. Quem fizer mais gols, estará na próxima fase para pegar o GRÊMIO (ou o San Martín, mas descarto esta hipótese). Terá vida curta nesta Libertadores qualquer um que passar. Deportivo Cuenca classificado.

________________________

MAIS PALPITES. DAS QUARTAS ATÉ A FINAL.

- Quartas-de-Final de arrepiar, caso os meus palpites estiverem certos. Das 8 equipes que eu projetei classificação a próxima fase, 6 delas já foram Campeãs da América: GRÊMIO, Boca Juniors, Nacional (URU), São Paulo, Cruzeiro e Palmeiras. As outras duas equipes são o Libertad e o Deportivo Cuenca. Seguindo estes palpites teremos os seguintes confrontos na próxima fase:

Confronto 1 > Seria entre GRÊMIO e Deportivo Cuenca. Decidindo mais uma vez em casa, vejo o caminho livre para o GRÊMIO chegar às Semifinais.

Confronto 2 > Seria entre São Paulo e Cruzeiro. O São Paulo teria a vantagem de decidir a vaga no Morumbi. Mas o Cruzeiro é forte no Mineirão. É briga de gente grande. Mas aposto no São Paulo.

Confronto 3 > Seria entre Boca Juniors e Libertad. O Boca continua com vantagem de decidir na La Bombonera. O Libertad não é uma equipe fácil de se bater, mas o Boca não deve cair diante dos paraguaios. Dá Boca.

Confronto 4 > Seria entre Nacional (URU) e Palmeiras. A decisão fica para Montevidéu, ou seja, o Palmeiras tem que decidir na partida de ida no Parque Antártica. Do contrário, não deve ter a mesma sorte que contra o Colo Colo: irá perder. Eu aposto no Nacional.


- Semifinais de respeito com a nata do futebol sul-americano. Nada de equipes emergentes, somente times de tradição. De um lado o confronto de brasileiros, do outro de uruguaios contra argentinos. Vamos seguir nos palpites:

Confronto 1 > Uma Semifinal entre GRÊMIO e São Paulo nos remete a qual fato? 2007? Claro, pois lá vencemos na base da raça. Acredito que se repita esse ano, ainda mais tendo a certeza de decidir a vaga no Olímpico. Dá GRÊMIO.

Confronto 2 > De um lado o poderoso Boca Juniors, do outro o tradicional Nacional (URU). A decisão fica para Buenos Aires, mas em Montevidéu é onde ela começa. Difícil pensar em um vencedor. Mas dá Boca.


- Finais com ar de revanche. Seria a repetição da Final da Copa Libertadores de 2007. Naquela o Boca Juniors se deu melhor, é bom até não se estender relembrando. Meu palpite é simples: dá GRÊMIO. E é palpite com razão e emoção, não dá para separar. O Boca permanece com boa parte do elenco daquele ano, continua muito forte. Afinal, é o Boca. Já o GRÊMIO vem se reforçando, tem um bom grupo, deverá ter um melhor até lá. O time de 2007 não era ruim, mas sofria com a falta de criatividade, de mudanças, de opções. Seria uma baita final de competição. Eu espero que ela aconteça, temos sempre que encarar grandes desafios. Esse reencontro é um deles. Agora é esperar e ver se os palpites estão certos. Se estiverem: GRÊMIO TRICAMPEÃO DA AMÉRICA!

________________________


> Na Fase de Pré-Libertadores (a 1ª Fase), 6 equipes já tinham sido desclassificadas da competição: Peñarol (URU), Sporting Cristal (PER), El Nacional (EQU), Deportivo Anzoátegui (VEN), Real Potosí (BOL) e Pachuca (MEX).

> Já na 2ª Fase (ou Fase de Grupos), mais 16 equipes foram eliminadas da Copa Libertadores. Coloco abaixo todas elas:

Grupo 1

- Colo Colo (CHI) - Classificação: 22° >
A equipe chilena esteve com a vaga na mão. Precisava empatar em casa com o Palmeiras, e assim estaria classificado. Pensou como time pequeno. Buscou se retrancar e jogar pelo empate. Aos 42 minutos do 2° tempo acabou levando o gol do Palmeiras. Tentou reagir, mas isso não passou mesmo de tentativa. Acabou eliminado diante de sua torcida, e deu adeus à competição. Sem contar que vê o seu principal rival, o Universidad de Chile, seguir na Libertadores.

- LDU de Quito (EQU) - Classificação: 28° > Um novo Once Caldas? Pois a LDU conseguiu fazer uma campanha lamentável um ano após ser Campeã da América. Me lembra outra equipe que eu conheço, mas deixa para lá. O fato é que a equipe equatoriana fez a pior campanha de seu grupo, apenas 4 pontos conquistados. A estreia chegou a empolgar, venceu em casa o Palmeiras por 3 x 2. Mas depois foi decepção atrás de decepção. Acabou eliminada com uma rodada de antecedência, cumprindo tabela na última partida em casa. Acabou se despedindo da Libertadores com nova derrota: 3 x 2 para o Sport.

Grupo 2

- Deportivo Táchira (VEN) - Classificação: 18° >
Era ele ou o Deportivo Cuenca. Deu Deportivo Cuenca. Mas a campanha do Táchira não foi das piores. Chegou vivo na última rodada, mas teve o azar de ter a sua última partida na La Bombonera do Boca. Precisando vencer, tomou 3 x 0. Acabou a competição para ele, não foi forte o bastante.

- Guaraní (PAR) - Classificação: 31° > Um legítimo saco de pancadas do Grupo 2. Conquistou apenas 1 ponto, sendo que este mísero ponto foi alcançado na última rodada em casa. Precisa falar alguma coisa além disso. Sim, que o Guaraní fez a segunda pior campanha da Fase de Grupos da Libertadores.

Grupo 3

- River Plate (ARG) - Classificação: 24° >
Vergonhosa a campanha do River Plate. Num grupo que tinha somente o Nacional do Uruguai de grande força (e olhe lá), o clube argentino fez fiasco ao ser eliminado da competição e ver o Universidad San Martín passar para a fase seguinte. A boa notícia, se é que pode ser chamada assim, é o fato de o River não ser o último do grupo. Isso ele deixou à cargo do time que vem logo abaixo. Mas antes: cria juízo "millonarios"!

- Nacional (PAR) - Classificação: 27° > Começou bem a competição. Fora de casa, pela Pré-Libertadores, havia vencido o El Nacional por 5 x 0. Se classificou a esta fase ao empatar em casa em 3 x 3. Era melhor não ter se classificado. Venceu apenas 1 partida e empatou outra. Tudo bem que a sua única vitória valeu a eliminação do River Plate. Um prêmio e tanto para os paraguaios. Aliás, esta vitória teve sabor de vingança. Pois na estreia da Libertadores, o River Plate venceu o Nacional com um gol em impedimento. Justiça tarda, mas não falha. Às vezes é assim.

Grupo 4

- Independiente Medellín (COL) - Classificação: 23° >
Esse foi pior do que o Colo Colo. Tudo porque o Independiente estava classificado para as Oitavas até os 49 minutos do 2° tempo. Mas aí o Defensor Sporting, antes do apito final, fez o gol da vitória por 4 x 3 e ficou com a classificação. Segundos que acabaram com o sonho de continuar na principal competição sul-americana.

- América de Cáli (COL) - Classificação: 29° > Enquanto o Independiente Medellín chegou a disputar vaga para a próxima fase, o também colombiano América de Cáli fez uma campanha muito ruim. Foram 3 empates e 3 derrotas, nenhuma vitória. Assim foi o América, melhor fosse não ter participado da competição.

Grupo 5

- Deportivo Quito (EQU) - Classificação: 21° >
Lutou contra o Estudiantes pela vaga a próxima fase, mas levou a pior. Fez 8 pontos contra 10 do clube argentino. Na última rodada precisava vencer o Cruzeiro no Mineirão para se classificar. Acabou perdendo.

- Universitario de Sucre (BOL) - Classificação: 30° > Foram 4 derrotas e 2 empates em 6 jogos. Cumpriu tabela a maioria do tempo. Apesar da altitude, não mostrou futebol para confrontar os seus oponentes de grupo. Já se previa a sua eliminação precoce.

Grupo 6

- Everton (CHI) - Classificação: 20° >
Chegou-se a pensar que se classificaria, pois na última rodada jogava contra o Chivas em casa. O Everton tinha 7 pontos, o Chivas 8. Com uma vitória simples, os chilenos ficariam com a vaga. Mesmo jogando na cidade litorânea de Viña del Mar, o Everton não passou do empate em 1 x 1. Acabou desclassificado.

- Lanús (ARG) - Classificação: 26° >Tradição ele não tem nem na Argentina, torcida muito menos. Mas se esperava mais de um representante do futebol argentino. Em 6 partidas, nenhuma vitória. Foram 4 empates e 2 derrotas. Acabou desclassificado, entrando como mais uma decepção do seu país na Copa Libertadores de 2009.

Grupo 7

- Boyacá Chicó (COL) - Classificação: 17° >
Antes do torneio começar, não se sabia que o pior do grupo era o Boyacá ou o Aurora. Se pensava que o Universidad de Chile se juntaria ao GRÊMIO nas primeiras colocações. Mas a equipe colombiana provou que não seria só mais uma participante. Complicou a vida do Universidad e quase roubou a vaga para a próxima fase da competição. Mas na última rodada veio para Porto Alegre decidir o seu destino. Em 30 minutos viu as suas chances de classificação irem pelo ralo, o GRÊMIO vencia a partida por 3 x 0. Enquanto isso, já na 2ª etapa o Universidad vencia o Aurora por 2 x 1 na Bolívia. Mais um colombiano desclassificado.

- Club Aurora (BOL) - Classificação: 32° > É, o futebol boliviano vai muito mal das pernas. Pois a pior campanha da Fase de Grupos vem de lá, mais especificamente da cidade de Cochabamba. O Aurora fez 0 pontos. Sim, perdeu suas 6 partidas. Um verdadeiro saco de pancadas. Levou 15 gols, fez apenas 3. Pois é, tem clubes que não merecem a Libertadores, nem participar dela. O Aurora faz parte desta lista.

Grupo 8


- Universitario (PER) - Classificação: 19° >
Foi uma sacanagem o que o Libertad fez com os peruanos do Universitario. Última rodada e o Universitario precisava apenas que o San Luis perdesse. Estava tudo arranjado, o clube peruano perderia para o San Lorenzo na Argentina, enquanto o Libertad confirmaria uma das melhores campanhas na competição contra o fraco San Luis. Mas não é que o Libertad leva 2 x 0 em Assunção, Paraguai. E o Universitario confirma a derrota para o San Lorenzo pelo placar de 2 x 0 também. Fim do sonho dos peruanos, caminho livre para os mexicanos. Graças ao Libertad, desgraçado!

- San Lorenzo (ARG) - Classificação: 25° > Esse é para terminar os 16 eliminados em grande estilo: sacaneando os argentinos. Depois de River Plate e Lanús decepcionarem, o San Lorenzo não poupou esforços e não ficou atrás de seus semelhantes. Vitória arrasadora em casa na estreia, 4 x 1 sobre o San Luis. E depois: 4 derrotas seguidas na competição sul-americana, campanha ruim no Campeonato Argentino e para piorar as coisas a demissão e consequente troca de técnico. A troca até surtiu efeito, pois na última rodada o San Lorenzo venceu por 2 x 0 o Universitario. Isso não redimiu o vexame e a precoce eliminação da Libertadores, na 4ª posição do Grupo 8.
________________________

- Confira todas as postagens do Blog IMORTAL SONHO referentes à 50ª Copa Libertadores da América. Clique aqui!

Nenhum comentário: