O Grêmio é um exemplo disso. Se antes a Sul-Americana era prêmio de consolação, hoje se transformou em objetivo prioritário do ano. Isso por duas razões: a má campanha no Campeonato Brasileiro e a vaga ao maior torneio das Américas. Se não tem tu (Libertadores), vai tu mesmo (Sul-Americana, que leva ao 'se não tem tu').
Na última participação, em 2008, quando éramos então líderes do Brasileirão, enfrentamos o Inter com time misto nas duas partidas. Não fizemos feio, dois empates (1x1 e 2x2). Acabamos eliminados pelo saldo qualificado.
Nesta quinta-feira (5/8), ocorre nossa estreia na edição 2010. O Grêmio enfrenta o Goiás, às 19h30, no Serra Dourada. O jogo de volta é no próximo dia 12, mesmo horário, no Olímpico Monumental.
Vamos Grêmio!
> A lista de jogadores inscritos para a competição com numeração fixa.
Goleiros
(1) Victor / (12) Marcelo Grohe / (20) Matheus
Lateiras
(2) Edílson / (6) Fábio Santos / (24) Uendel
Zagueiros
(3) Rafael Marques / (4) Rodrigo / (13) Ozeia / (14) Neuton / (16) Saimon
Volantes
(5) Fabio Rochemback / (11) Adílson / (15) Willian Magrão / (17) Ferdinando / (18) Fernando / (19) Maylson
Meias
(8) Hugo / (10) Douglas / (21) Souza
Atacantes
(7) Jonas / (9) Borges / (22) André Lima / (23) Roberson / (25) Bérgson
* O lateral-esquerdo Lúcio não foi inscrito porque seu nome ainda não apareceu no BID da CBF. Já o meia-atacante Leandro não está porque necessita readquirir melhor forma física. Ambos devem ser inscritos para as fases seguintes, no caso de avançarmos na competição.
Argentina (6 representantes), Bolívia (3), Brasil (8), Chile (3), Colômbia (3), Equador (3 + o atual Campeão), Paraguai (3), Peru (3), Uruguai (3) e Venezuela (3). Confira todos os 39 participantes neste link.
A 1ª fase é disputada por 16 equipes (2 de cada país, exceto Argentina e Brasil) que se enfrentam em disputa de mata-mata. As 8 vencedoras passam à 2ª fase.
A 2ª fase é disputada por 30 equipes. É quando as equipes argentinas e brasileiras entram na disputa, no sistema de mata-mata. Argentina versus Argentina. Brasil versus Brasil. O restante das equipes de Bolívia, Chile, Colômbia... se juntam às equipes da fase anterior, em nova disputa de mata-mata.
Veja os confrontos das fases acima neste link.
Nas oitavas-de-final começa a competição para a LDU, do Equador, Campeã da Copa Sul-Americana 2009. Depois há quartas-de-final, semifinal e final.
> O CAMINHO DO GRÊMIO
Passando do Goiás, confronto válido pela 2ª fase, o Grêmio enfrentará nas oitavas-de-final o Peñarol (URU) ou o vencedor de Universidad César Vallejo (PER) x Barcelona de Guayaquil (EQU).
Confrontos possíveis nas quartas-de-final.
Grêmio versus Santos
ou Avaí
ou Emelec (EQU)
ou Deportivo Quito (EQU)
ou Universidad San Martin (PER)
Nas semifinais e finais as possibilidades se multiplicam e eu não vou transcrever tudo aqui.
> CURIOSIDADES DA COPA SUL-AMERICANA
O Campeão de 2010, além de garantir vaga à Copa Libertadores 2011, terá o direito de disputar a Recopa Sul-Americana, contra o Campeão da América deste ano, e a Copa Suruga em Tóquio, contra o Campeão da Liga Japonesa do ano que vem.
A edição 2010 será a 9ª Copa Sul-Americana. Nas oito edições anteriores, foram 4 campeões argentinos. Peru, México, Brasil e Equador tem um título cada. Veja os vencedores neste link.
Os dois grandes da Argentina, Boca Juniors e River Plate, estão de fora da Copa Sul-Americana 2010. Nos anos anteriores ambas as equipes eram convidadas pela Conmebol. Este ano mudou. Boca e River teriam que conquistar a vaga como qualquer outro clube argentino. Acabaram não atingindo o objetivo e ficaram de fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário