Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

domingo, 1 de fevereiro de 2009

GAUCHÃO 2009: GRÊMIO 5 x 1 Novo Hamburgo

Foto: Jefferson Botega
O zagueiro Rafael Marques abriu o placar aos 11 minutos, após cobrança de escanteio de Tcheco.

Foto: Jefferson Botega (montagem)

O segundo gol GREMISTA foi marcado com maestria pelo meia e capitão Tcheco. O jogador ainda fez o quarto gol da equipe na goleada sobre o Novo Hamburgo neste domingo.

Foto: Jefferson Botega (montagem)

O meia, ou atacante, Souza foi mais uma vez destaque na equipe GREMISTA, chegando a marcar dois gols. O primeiro foi de pênalti, e o segundo foi feito com muita calma e habilidade. No fim, Tcheco e Souza comandaram a goleada de 5 x 1 sobre o Nóia, no Estádio do Vale. Mas que dupla, tchê!

Foto: Jefferson Botega

E aí Celso Roth, tá na hora de tu decidir qual é o esquema do TRICOLOR, hein? Mas vê se testa um 4-4-2, o básico do básico, acho que seria a melhor opção no momento. Teríamos a segurança de um volante de contenção, com Magrão à frente e os dois meias (Tcheco e Souza) mais soltos no ataque, vai pensando nisso "querido" treinador! Aliás, no próximo jogo tu não vais ter Leo à disposição, boa oportunidade para testar dois zagueiros, não é?

Será mesmo que o Gauchão pode ser entendido como teste para Libertadores? Quem viu o Esportivo e o Novo Hamburgo jogarem, sabe que de maneira alguma são equipes capazes de complicarem a vida do TRICOLOR. São equipes que jogam de forma lenta, sem preparo físico algum, fora a falta de entrosamento delas e uma zaga que sequer pula, marca ou qualquer coisa parecida. Dá sono ver o GRÊMIO neste Gauchão. Pois em 20 minutos já está 3 x 0 ou 2 x 0, ou mais, ou menos, o que é certo é ver um jogo ganhar ritmo de treino, com a equipe do Celso Roth relaxando um pouco na marcação (para desespero de Roth), mas ampliando o placar graças às boas jogadas pelos lados do campo. Definitivamente o Gauchão não é teste para campeonato algum. Principalmente neste ano de 2009, quando vemos que nenhuma equipe do Interior parece querer despontar na competição, podendo ser em breve uma pedra no sapato da Dupla GRE-nal. Por enquanto eu concluo que o 1° turno e o 2° turno já estão definidos, resta saber se é o GRÊMIO ou o Inter que saírão vencedores as Finais. O Jogo.

Com uma surpresa na escalação, o GRÊMIO entrou em campo com o volante Diogo preenchendo o meio campo no lugar do atacante Reinaldo. Era o tão falado 3-6-1, onde o meia Souza tem a liberdade de se mandar para o ataque, sem muito se preocupar com a marcação. Segundo o técnico Celso Roth, em entrevista concedida pós-jogo, o esquema continua sendo o 3-5-2, pois o meia Souza vira atacante ao lado de Jonas, mas convenhamos que não é a mesma coisa.

Numa partida contra o Novo Hamburgo vale à pena fazer estes testes, mas é preciso achar de uma vez por todas o esquema ideal, já que a Libertadores está batendo as portas do Estádio Olímpico. Por outro lado, eu só da opinião que se colocássemos um esquema de 2-3-5 daria o mesmo efeito, porque o Novo Hamburgo, "ô time ruim!".

Após um ilusório momento de pressão do time da casa, que não passou de dois ataques seguidos que não levou perigo algum ao gol de Victor, o GRÊMIO dominou a partida. O lateral Ruy, e às vezes o lateral Fábio Santos chegavam bem à linha de fundo, levando perigo em seus cruzamentos. O meia Tcheco junto com o "atacante" Souza armavam e distribuíam bem as jogadas, sempre com William Magrão e Jonas auxiliando.

Depois de muitos escanteios mal cobrados, foi a vez de Tcheco ir ao córner e cobrar na cabeça do zagueiro Rafael Marques. Eram 11 minutos, e o GRÊMIO abria o placar no Estádio do Vale! Aos 14 minutos, sem nem deixar respirar o adversário, Souza roubou bola na zaga e avançou, vendo Tcheco em velocidade no ataque, lançou o capitão que com muita tranquilidade e maestria encobriu o goleiro adversário com um leve toque, fazendo GRÊMIO 2 x 0. Daí em diante, muitas chances para o GRÊMIO ampliar, nada com muita importância, a não ser a limpada de jogada do atacante Jonas e o chute cruzado na trave. Ele merecia o gol!

Pouco antes de terminar o 1° tempo, William Magrão mostrou porque é volante e corredor, enada mais do que isso, ao receber uma bola cara a cara com o goleiro tentou pegar de primeira e..., melhor não comentar. Ô William Magrão, é o seguinte, joga o que tu sabe que está de bom tamanho, não inventa, joga o simples!

Na 2ª etapa, o Novo Hamburgo voltou um pouco melhor, nada que assustasse, e o GRÊMIO voltou com pinta de administrar a partida e negociar a rendição da equipe do Vale dos Sinos, poupando assim um cansaço desnecessário.

Mesmo não querendo muito jogo, o TRICOLOR continuava dominando a partida, com os "sustinhos" aqui e outros acolá do Novo Hamburgo. Aos 12 minutos, ataque GREMISTA e jogador vai ao chão, pênalti marcado. Na cobrança, o meia (ou seria atacante?) Souza chutou e fez GRÊMIO 3 x 0. Jogo liquidado? Mais ou menos, pois aos 15 minutos o Novo Hamburgo descontava o placar, 3 x 1 para o GRÊMIO.

Aos 20 minutos, a goleada veio com boa jogada pela esquerda de Souza e cruzamento na cabeça de Tcheco, segundo gol de Tcheco na partida. GRÊMIO 4 x 1. Aos 40 minutos, o TRICOLOR não satisfeito com omplacar chegou ao quinto gol. Lançamento para Souza, o goleiro sai que nem um louco do gol, perde a dividida com Souza, que avança sem goleiro para o gol e chuta colocada com muita calma no canto do gol. Segundo gol de Souza na partida. Final de Jogo: GRÊMIO 5 x 1 Novo Hamburgo.

Foi mais um jogo para entrosar a partida, nada muito além disso. Apesar de que o esquema tático do GRÊMIO está a cada jogo melhor, sempre empregando a filosofia de que a melhor defesa é o ataque, pois o GRÊMIO pressiona através do seus atacantes e alas o adversário no seu campo, e parte pressionando com uma marcação ofensiva. Até agora está funcionando!

Nesta quarta-feira tem GRÊMIO x Veranópolis, em Veranópolis. Depois tem GRE-nal em Erechim. Mas GRÊMIO, primeiro vamos pensar no VEC, depois nos "vermelhinhos"! Vamos, GRÊMIO, vamos!

Ficha do Jogo:

GRÊMIO - 5 : Victor, Leo, Réver, Rafael Marques, Ruy, William Magrão (Adílson), Diogo, Tcheco (Makelele), Fábio Santos (Jadílson), Souza e Jonas. Técnico: Celso Roth.

Novo Hamburgo - 1 : Flávio, Chicão, João Paulo, Luis Henrique, Eder (Cleiton), Sandro Blum, Geninho (Murilo), Maicon Sapucaia, Matheus, Willian Feijó, Giancarlo (Jandson). Técnico: Gilmar Iser.

Estádio do Vale (Novo Hamburgo - RS)

Público e Renda: não divulgados

Gols: Rafael Marques, aos 11 minutos, e Tcheco, aos 16 minutos do 1° tempo, Souza, aos 13 minutos, Tcheco, aos 19 minutos, e Souza, aos 40 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), João Paulo, aos 14 minutos do 2° tempo (Novo Hamburgo).

Cartões amarelos: Fábio Santos, Diogo e Leo (GRÊMIO), Chicão e Cleiton (Novo Hamburgo).

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS).
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Cristiano Arlei Hennig (RS).

Nenhum comentário: