Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

segunda-feira, 15 de setembro de 2003

GRÊMIO 1903 - E TUDO COMEÇOU COM UMA BOLA

A original é em preto e branco, mas aqui está a reprodução colorida da primeira foto oficial do Grêmio, fotografada em dezembro de 1903.

Na foto acima da esquerda para a direita, em pé, ao alto: Alberto Knewitz, Alfredo Cattaneo, José Müssnich, Guilherme Kallfelz, João Knewitz, Augusto Koch, Carlos Luiz Bohrer, Otto Müssnich, Frederico Strelau, Oswaldo Siebel e Pedro Cléres. Na fila do centro: João Geski, Pedro Schuck, Joaquim Ribeiro, A. Becker, Jacob Molther e Leopoldo Diefenthaller. Sentados: Guilherme Kraemer, Guilherme Uhrig, Álvaro Brochado, Alberto Siebel, João Stelczyck e Frederico Reinoldo Panitz.


No início da noite de 15 de setembro de 1903 nascia o GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE. Foi na hoje Rua Dr. José Montaury - na época Rua 15 de Novembro -, no salão térreo ou Salão Grau de um hotel e restaurante, localizados no Centro de Porto Alegre, que 32 rapazes se reuniram. Na pauta da reunião, fundar um clube de futebol. Mal sabiam eles o que estavam acabando de formalizar em ata oficial: uma paixão sem limites.

Os fundadores do Grêmio (em ordem alfabética): Alberto Knewitz, Alberto Luís Siebel, Álvaro Brochado, Arthur Bohrer, Augusto Bugs, Cândido Dias da Silva, Carlos Fädrich, Carlos Luiz Bohrer, Ernesto Gerlach, Francisco França Júnior, Frederico Panitz, Frederico Strelau, Guilherme Kallfelz, Guilherme Uhrig, Jacob Molther, Joaquim F. Ribeiro, João Geski, João Knewitz, João Stelczyk, José Maria Kalleya, José Müssnich, Leopoldo Siebel, Manfredo Orengo, Oscar Obst, Oswaldo Siebel, Otto Müssnich, Otto Neu, Paulo Haeffner, Pedro da Costa Huch, Pedro Cléres, Pedro Haeffner e Pedro Schuck.

Abaixo, a reprodução da Ata de Fundação do clube, lavrada na reunião de 15 de setembro de 1903.

"Aos quinze dias de setembro de mil novecentos e três, reuniram-se no Salão Grau situado à Rua 15 de Novembro, nesta capital, os abaixo assinados a fim de tratarem da fundação de uma sociedade, que tivesse por fim dedicar-se ao jogo de foot-ball. Presidiu a sessão o Sr. Francisco França Júnior servindo de secretário. À sociedade foi dado o nome de Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

A fim de redigirem os estatutos foi nomeada a comissão composta dos Srs. Pedro Haeffner, Guilherme Uhrig e Álvaro Brochado.

Foi eleita a seguinte diretoria:

Carlos L. Bohrer – Presidente
Joaquim F. Ribeiro – Vice Presidente
Alberto L. Siebel – 1º Secretário
Guilherme Kallfelz – 2º Secretário
Pedro Schuck – Tesoureiro
Cândido Dias – 1º Guarda Esporte
Guilherme Uhrig – 2º Guarda Esporte

Foi designado o dia 22 do corrente a fim de realizar-se a sessão de installação para tomar posse de seus cargos a diretoria eleita.

Porto Alegre, 15 de setembro de 1903

Alberto Luís Siebel"

Como foi referido na ata, no dia 22 de setembro tomaram posse de seus devidos cargos a primeira diretoria do Grêmio. No mesmo dia também foi oficializado como primeira sede do Grêmio a residência (república) onde moravam Cândido Dias da Silva e Joaquim Ribeiro, na Rua Santa Catarina - atual Rua Dr. Flores.
______________________________

Grêmio 1903 é uma seção especial do Blog Imortal Sonho. Nela você saberá como foi os dias que antecederam e sucederam aquele 15 de setembro de 1903, dia em que foi fundado o GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE.
Todo o material disponível aqui foi objeto de pesquisa e estudo, para que no fim do trabalho esteja o começo (real e fiel) da história do nosso Tricolor.
Em breve a postagem estará finalizada. Por enquanto ela ainda está em construção.
Fontes: Acervo Grêmio/Memorial Hermínio Bitencourt, Nelson Luiz Ramão/Coluna Ramão Gremista/Blog Grêmio 1903.

Um comentário:

Nelson Ramão disse...

Parabéns pela postagem e obrigado pela citação. Um grande abraço.