Siga o twitter do autor do então blog Imortal Sonho - twitter.com/rodrigojonathan

Postagens de 140 caracteres sobre o Grêmio e os mais diversos assuntos

domingo, 30 de agosto de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 3 x 3 Botafogo - OS GOLS DO JOGO

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 3 x 3 Botafogo

Não foi no Engenhão que o GRÊMIO conseguiu sua primeira vitória longe do Olímpico. Após virar o placar para 3 x 2, o TRICOLOR aceitou o empate para o Botafogo e continua com dificuldade de vencer fora de casa. Ao menos não perdemos.

Ficha do Jogo - 22ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009

GRÊMIO - 3 : Victor, Mário Fernandes, Rafael Marques, Réver, Bruno Collaço (Lúcio), Adílson, Túlio, Tcheco, Souza, Jonas (Makelele) e Perea (Herrera). Técnico: Paulo Autuori.

Botafogo - 3 : Castillo, Alessandro, Juninho, Wellington, Thiaguinho, Leandro Guerreiro, Michael (Jônatas), Lúcio Flávio, Reinaldo (Renato), Victor Simões (Ricardinho) e André Lima. Técnico: Estevam Soares.

Estádio Engenhão (Rio de Janeiro - RJ)

Público Pagante: 10.031 - Público Total: 10.691 torcedores - Renda: R$ 116.857,50

Gol: Jonas, aos 23 minutos do 1° tempo, e aos 12 minutos do 2° tempo, Souza, aos 28 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), Reinaldo, aos 19 minutos do 1° tempo, Victor Simões, a 1 minuto do 2° tempo, e Leandro Guerreiro, aos 43 minutos do 2° tempo (Botafogo).

Cartões Amarelos: Souza e Mário Fernandes (GRÊMIO), Lúcio Flávio e Alessandro (Botafogo).

Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP).
Auxiliares: Márcio Luiz Augusto (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP).

sábado, 29 de agosto de 2009

SERÁ NO ENGENHÃO?

Foto: Google Imagens
Amanhã pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o GRÊMIO enfrenta o Botafogo no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. Mais do que derrotar o time carioca, temos que vencer o pesadelo de não conquistar 3 pontos fora de casa. Às 18h30 deste domingo, teremos a 11ª oportunidade de mudarmos essa escrita que custa em não ser apagada mais uma vez.

Será no Engenhão...

... a primeira vitória do GRÊMIO fora de casa no Brasileirão?

... a retomada do TRICOLOR na competição, buscando a vaga à Copa Libertadores ou ainda a (hoje) improvável luta pelo título?

Será?

Vamos GRÊMIO!

Foto: Sporting Lisboa/Site Oficial
> ELE VEM > O volante Fábio Rochemback chega neste domingo a Porto Alegre. O jogador se apresenta ao GRÊMIO na segunda-feira e após exames médicos será apresentado como reforço no Estádio Olímpico. Fábio assina contrato por dois anos.

- Carreira: o volante-revelação, surgido no rival Internacional em 2000, foi vendido em 2001 para o Barcelona (ESP). Chegou na época errada, o clube espanhol formou um dos piores elencos de sua história e não ganhou sequer um título enquanto esteve lá. Equipe que tinha, além de Fábio, outras promessas sul-americanas: os argentinos Riquelme e Saviola. Em 2003 tomou o rumo de Portugal, foi jogar no Sporting Lisboa. Lá em sua primeira temporada foi escolhido o jogador mais valioso da competição nacional. Mas fora o prestígio inicial, no ano de 2004 sofreu uma contusão séria que o tirou dos gramados por alguns meses. Não retornou o mesmo e em 2005 se transferiu para o Middlesbrough (ING). Em três temporadas no futebol inglês não conseguiu se destacar e seu futebol desapareceu. Em 2008, retornou ao Sporting Lisboa. Sem chances de chegar à titularidade na equipe portuguesa, "Roca" (apelido dado pelos torcedores do Sporting Lisboa) volta ao Brasil para jogar no GRÊMIO.

- Opinião: é engraçado a vinda de Rochemback para o TRICOLOR agora. Ano passado, também no meio do ano, a direção GREMISTA comandada por Paulo Odone e André Krieger esteve muito perto de anunciar o volante, que preferiu continuar na Europa ganhando mais dinheiro. Agora, o jogador viu que na Europa o seu futebol só tem entrado em decadência. Portanto, assim como outros jogadores vêm fazendo, o volante vem ao Brasil tentar reciclar o seu futebol de qualidade de épocas já distantes. Escolhe o GRÊMIO, equipe que mais ressuscita jogadores em declínio profissional.

O que eu me lembro de Fábio Rochemback são os seus gols de fora da área, característica principal desse jogador nos tempos de Inter. Seja conduzindo a bola até a intermediária arriscando "sem medo de ser feliz" ou seja cobrando falta de longa distância. De resto, acompanhei muito pouco a sua trajetória inicial pelo rival e nos últimos anos vi somente uma partida dele pelo Middlesbrough, o que não me agradou diga-se de passagem. Mas vamos dar tempo ao tempo. Não creio que ele chegue com status de titular, mas sei que pelo salário que irá ganhar (mais de 100 mil reais mensais) a titularidade é questão de tempo.

Foto: Verdy Tokio/Site Oficial
> ELE NÃO VEM > O atacante Leandro não vem mais. Pelo menos é isso que a direção GREMISTA, através do diretor de futebol Luís Onofre Meira, confirma: "jogamos a toalha em relação a esse jogador".

As informações dão conta que o jogador conseguiu somente a liberação para voltar ao Brasil com os dirigentes do Verdy Tokio (JAP). Esqueceu de perguntar aos patrocinadores do clube japonês se podia ir embora, justamente os que lhe pagam o salário. Quando os patrocinadores souberam, não aceitaram liberar o jogador e tudo voltou à estaca zero. Diante disso, toda a negociação acertada anteriormente morreu, de nada adiantou. O jogador deve seguir por lá, enquanto o GRÊMIO segue por cá com os atacantes que têm a disposição - o que não é nenhum absurdo.

domingo, 23 de agosto de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 4 x 1 Atlético Mineiro - OS GOLS DO JOGO

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 4 x 1 Atlético Mineiro

Fotos: Fernando Gomes/ClicRBS
Virou rotina, e das mais agradáveis. Goleamos por 4 x 1 mais uma vez. A vítima foi o Galo de Celso Roth - nosso "querido" ex-técnico. Réver, Perea, Souza e Jonas balançaram as redes em mais uma prova de que em casa o TRICOLOR se torna imbatível. Domingo que vem temos o Botafogo no Rio de Janeiro: a hora de ganhar fora de casa está chegando?

Lúcio foi apresentado logo após a goleada GREMISTA para cima do Atlético Mineiro. O jogador acredita que em uma semana poderá estar apto para entrar em campo. Outro reforço perto de ser anunciado é o atacante Leandro. A informação é que restam algumas pendências e a previsão é que terça-feira o jogador esteja em Porto Alegre.

Rotinas TRICOLORES: se fora do Olímpico as derrotas parecem questão de tempo, em casa o GRÊMIO não dá chances ao adversário. Foram 30 minutos e o placar já exibia 3 x 0 - Réver, Perea e Souza. No 2° tempo, Jonas completou para as redes fazendo 4 x 0. O Atlético Mineiro ainda descontou com Evandro. Final: 4 x 1 para o TRICOLOR.

Se fora de casa virou costume perder, o GRÊMIO em seus domínios já se acostumou a golear. Em 11 jogos ali são 9 vitórias - quatro pelo placar de 4 x 1 e duas pelo placar de 3 x 0. Avalanches para ninguém botar defeito. O TRICOLOR tem o segundo melhor saldo de gols da competição com 13, um gol a menos do que o Palmeiras, líder da competição. Estamos na 9ª colocação com 31 pontos - três pontos a menos do que o 4° colocado Avaí, posição que leva à Libertadores 2010. Nesta segunda eu complemento o texto.

Ficha do Jogo - 21ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009

GRÊMIO - 4 : Victor, William Thiego, Mário Fernandes, Réver, Bruno Collaço, Túlio, Adílson, Tcheco, Souza (Makelele), Perea (Douglas Costa) e Jonas (Herrera). Técnico: Paulo Autuori.

Atlético Mineiro - 1 : Bruno, Marcos Rocha (Evandro), Welton Felipe, Alex Bruno, Thiago Feltri, Jonílson, Carlos Alberto, Renan, Renan Oliveira (Júnior), Éder Luis (Rentería) e Diego Tardelli. Técnico: Celso Roth.

Estádio Olímpico Monumental (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 19.231 - Público Total: 22.051 torcedores - Renda: R$ 348.510,00

Gols: Réver, aos 7 minutos, Perea, aos 23 minutos, e Souza, aos 39 minutos do 1° tempo, e Jonas, aos 12 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), Evandro, aos 33 minutos do 2° tempo (Atlético-MG).

Cartões Amarelos: Bruno Collaço (GRÊMIO), Jonílson (Atlético-MG).

Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE).
Auxiliares: Kleber Lúcio Gil (SC) e Angelo Rudimar Bechi (SC).

sábado, 22 de agosto de 2009

VAIS ABANDONAR A BARCA?

A crença que o ano para o GRÊMIO já acabou vem ganhando adeptos a cada nova derrota fora de casa. Uma verdade que vem sendo refletida no Estádio Olímpico Monumental. Nos últimos três jogos realizados ali não passamos o público de 25 mil torcedores: contra Santo André (11.180), Cruzeiro (15.026) e Flamengo (21.572). Antes disso tivemos ótimos públicos: contra Corinthians (33.688) e Internacional (40.020). Mas é que a paciência com o time de lá para cá diminuiu, e bastante. A descrença que esta equipe conseguirá obejtivos melhores que a vaga à Copa Sul-Americana, como por exemplo a conquista do Brasileirão e uma das quatro vagas à Copa Libertadores, é quase que total entre a torcida. Vacilamos demais, e correr agora contra o tempo é tarefa difícil. Mas não impossível.

Se olharmos o passado recente, veremos que não é impossível. Ano passado tínhamos 11 pontos de vantagem para o que seria Campeão Brasileiro, o São Paulo (péssima lembrança, mas necessária para exemplificar o momento). Neste campeonato a distância do TRICOLOR para o líder Palmeiras permanece há algumas rodadas nos 9 pontos. Ou seja, ainda existe uma luz no fim do túnel.

Nossa torcida nos últimos anos, principalmente de 2005 para cá, se mostrou excepcional em cada competição disputada. Não entramos em campo em nenhuma das oportunidades, mas agimos sobre ele em todas. Da Série B para A, nos Vice-Campeonatos da América e Brasileiro e outras boas campanhas que nos renderam grandes objetivos. Em todas elas compartilhamos um mesmo pensamento: não tínhamos bons times, mas tínhamos a torcida. Aquela equipe fraca se transformava em forte. E nós sabíamos a razão para isso: nossa torcida.

Momentos mais complicados que esse já vivemos em outras épocas, não tão distantes. Nem por isso deixamos aquele pingo de esprança se esvair de nossas cabeças. Somos torcedores de um IMORTAL ou não somos? Por isso acreditamos até o fim, mesmo que isso possa parecer uma loucura. Como tanto já pareceu em anos anteriores.

Amanhã, temos o Atlético Mineiro pela frente, às 16h, no Olímpico. Ainda não perdemos por aquelas bandas e não queremos que isso aconteça amanhã. No dia em que reencontramos o técnico Celso Roth pela frente, temos que dar um belo presente a ele e vencer bem vencido. A torcida terá o seu papel, sempre de destaque e imprescindivel. Tem sido assim há muito tempo.

Neste domingo temos de ter casa cheia, 30 mil para mais. Alento para o nosso time e pressão para cima do adversário.

Então, vais abandonar o teu time?

O JOGO

O GRÊMIO de Autuori tem mudanças. Sem os zagueiros Leo e Rafael Marques, o primeiro lesionado e o outro suspenso, o técnico GREMISTA coloca o volante Túlio improvisado na direita (ele chegou a fazer isso contra o Flamengo) e desloca Mário Fernandes para a zaga juntamente com Réver. E testa o meio-campo com Adílson, Tcheco mais recuado, com Souza e Douglas Costa tendo a função de armar as jogadas junto ao ataque. Ataque que terá mais uma vez Jonas e Perea. Completam a equipe: Victor no gol e Bruno Collaço na esquerda. O TRICOLOR é 9° colocado com 28 pontos. Vencer em casa se tornou um bem necessário, já que fora...

O nosso adversário é o 5° colocado com 33 pontos e vem de empate com o Avaí (2 x 2) no Mineirão. A equipe de Roth tem um ataque qualificado com o veloz Éder Luís e o goleador Diego Tardelli (9 gols, um a menos do que os artilheiros da competição). Atenção com os dois.

Foto: Daniel Marenco/ClicRBS

O jogador Lúcio foi recebido por torcedores na sua chegada a Porto Alegre.

> RETORNO > O lateral-esquerdo Lúcio voltou a Porto Alegre. O jogador desembarcou na manhã deste sábado no Aeroporto Salgado Filho. Lúcio passa por avaliações físicas e médicas neste domingo e após o jogo contra o Atlético Mineiro deve ser apresentado no Olímpico como jogador GREMISTA. Há a possibilidade de o jogador ser apresentado somente na segunda-feira.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 0 x 1 Santos - O GOL DO JOGO

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 0 x 1 Santos

Foto: Ivan Storti/Lancenet
GRÊMIO perde a oitava partida e segue sem vencer fora do Olímpico. As justificativas se repetem, tanto as dos jogadores como as da direção. A cada nova derrota fora de casa se declara que é necessário mudar de postura, mostrar indignação e "que chegamos ao limite da paciência" ou "não podemos perder mais tempo". Cansei do discurso, se tornou repetitivo e chato ouvir as entrevistas pós-jogo. Comecem a mostrar na prática, pois ficar só na teoria não dá. A torcida chegou ao seu limite de tolerância.

Na sequência, o post completo.

Ficha do Jogo - 20ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009

GRÊMIO - 0 : Victor, Mário Fernandes, Leo (Joílson), Rafael Marques, Bruno Collaço, Réver, Adílson, Tcheco (William Thiego), Souza, Jonas (Douglas Costa) e Perea. Técnico: Paulo Autuori.

Santos - 1 : Felipe, George Lucas, Fabão, Eli Sabiá, Pará (Triguinho), Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto, Germano (Neymar), Paulo Henrique Ganso, Madson (Róbson) e Kléber Pereira. Técnico: Wanderley Luxemburgo.

Estádio Vila Belmiro (Santos - SP)

Público Pagante: 6.499 torcedores - Renda: R$ 103.710,00

Gol: Paulo Henrique Ganso, aos 34 minutos do 2° tempo (Santos).

Cartões Amarelos: Rafael Marques e Jonas (GRÊMIO), Eli Sabiá e Róbson (Santos).
Cartão Vermelho: Rafael Marques (GRÊMIO).

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO).
Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e João Patrício de Araújo (GO).

LÚCIO TÁ QUENTE. E O LEANDRO, TÁ FRIO?

Foto: Hertha Berlim/Site Oficial (reprodução)
Site do Hertha Berlim confirmou empréstimo de um ano do lateral Lúcio ao GRÊMIO. O jogador retorna ao Olímpico após sair como destaque em 2007.

> TÁ QUENTE! > Está oficializado a vinda do lateral-esquerdo Lúcio para o GRÊMIO. Pelo menos por parte do Hertha Berlim (ALE), que confirmou através de seu site o empréstimo de um ano do jogador ao TRICOLOR. Segundo informações da imprensa alemã, o clube pagará 250 mil euros (quase 700 mil reais) para ter o jogador até o dia 30 de junho de 2010. Já pelo lado do GRÊMIO, ainda não há confirmação oficial sobre o retorno do jogador ao Olímpico. Há a informação que ele desembarque em Porto Alegre nesta quinta-feira.

O jogador chega em uma boa hora. O técnico Paulo Autuori tem uma única opção para a vaga na lateral-esquerda: o jovem Bruno Collaço, que joga hoje contra o Santos na Vila Belmiro. O lateral Fábio Santos está lesionado e deve voltar só em setembro - até ter condições de jogo já estamos em outubro. E o lateral Jadílson está fora dos planos do treinador e não veste mais a camisa do clube. Assim, Lúcio volta e deve em pouco tempo tomar conta da posição, já que Bruno Collaço ainda é jovem demais para ser cobrado e sabemos que o seu rendimento irá cair - algo natural.

DE 2007 PARA CÁ - Lúcio foi grande destaque pelo GRÊMIO no primeiro semestre de 2007 na conquista do Gauchão daquele ano, fazendo inclusive um gol na final, e também no Vice-Campeonato da Libertadores. Deixou o clube no início do segundo semestre, se transferindo para o futebol alemão, onde mal jogou devido a uma séria contusão nos ligamentos do joelho e estava retornando nesta temporada. O técnico da equipe alemã, Lucien Favre, foi quem liberou Lúcio, após a realização da pré-temporada do Hertha. O jogador ficou chateado com o tratamento e logo procurou o GRÊMIO para se transferir por um período de um ano. Ele disse que quando retornasse ao Brasil, primeiro procuraria o TRICOLOR. Cumpriu com a promessa.

> TÁ FRIO? > O atacante Leandro saiu do noticiário esportivo. Há algum tempo não se tem uma novidade quente sobre a vinda do jogador para o GRÊMIO. Por isso fica a pergunta: o negócio esfriou?

Se depender da entrevista do diretor de futebol Luís Onofre Meira dada ao site Final Sports, a resposta é "não" e a contratação do atacante será finalizada na próxima semana.

"Os reforços são aqueles bem pontuais, casos do Leandro e do Lúcio. Estes jogadores devem estar em Porto Alegre já na próxima semana" - disse Meira.

Então é isso, aguardar mais alguns dias para que o atacante Leandro se junte ao lateral Lúcio como novo reforço para a sequência do Brasileirão deste ano. Só para relembrar, informações de semana passada diziam que o jogador assina contrato de três anos com o TRICOLOR.

> DISPENSAS > O lateral-esquerdo Jadílson não jogará mais pelo GRÊMIO. A informação foi dada pelo seu empresário, Robson Lima, à Rádio Bandeirantes (e está noticiada no site Final Sports). Segundo ele, o técnico Paulo Autuori não utilizará mais o jogador, que em sua última partida contra o Flamengo se "queimou" com o treinador e a torcida ao falhar em diversos lances defensivos e ao mostrar certo descomprometimento com o jogo. Vindo o Lúcio, não tinha razão para mantê-lo no grupo. Adeus Jadílson, já foi!

Outro que está para ir embora é o meia uruguaio Orteman. O jogador quase imperceptível em todos esses meses de GRÊMIO, está fazendo de sua saída algo bem ao contrário: chutando o balde e falando o que não havia falado desde que chegou. Ele já estaria acertado com o Peñarol (URU). Eu não vou perder tempo falando sobre o Orteman, então lá vai os links do ClicEsportes para você ficar ao par da notícia: aqui e aqui. Ah, ia me esquecendo: adiós Orteman!

> NOTÍCIAS > Alemães querem, ingleses também. A cobiça por Maxi López chegou à Terra da Rainha. Segundo informações, o empresário de Maxi na Argentina teria em mãos propostas do futebol inglês para mostrar ao jogador e ao GRÊMIO. O atacante foi entrevistado pelo jornal Zero Hora e falou que só aceitará alguma proposta se o GRÊMIO aceitar.

"Tem que ser interessante para os dois. Só irei analisar se o GRÊMIO aceitar a proposta. O GRÊMIO abriu as portas dessa casa para mim. Só sairei se a proposta deixar o clube contente" - declarou Maxi em entrevista.

Não é só o argentino que anda prestigiado na Europa. O zagueiro Réver estaria na lista de contratações da equipe romana da Lazio (ITA). A proposta do clube italiano ao GRÊMIO seria de 3 milhões de euros (cerca de 9 milhões de reais).

Caso Renato Cajá: enquanto não se resolve o que será do futuro do jogador - GRÊMIO ou Ponte Preta? - prefiro não falar do assunto. Só creio que no fim das contas ele fica no TRICOLOR.

Hoje tem GRÊMIO em campo. O jogo é contra o Santos na Vila Belmiro, às 19h30. Mais uma chance para conquistar a primeira vitória fora do Olímpico e dar aquela embalada no começo do 2° turno do Brasileirão. Vamos GRÊMIO!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O PRIMEIRO PASSO

Foto: Diego Vara/ClicRBS
Hoje pela manhã a direção GREMISTA se reuniu com empresários de Maxi López para discutir uma possível negociação do atacante com a Europa. Segundo informações da imprensa, o TRICOLOR não aceitou negociar o argentino, pelo menos até o final do ano. Depois, bem, é outra história.

"O Maxi tem sido importante. Tem uma identificação com a torcida muito grande. É um jogador muito importante e a perda dele seria complicada. O GRÊMIO está tentando trazer qualidade e não perder é um grande passo" - disse o técnico Paulo Autuori.

É um grande passo não perder Maxi López. Declarou Autuori em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, se referindo a ótima notícia veiculada pela imprensa de que o atacante argentino ficará no Olímpico, pois os dirigentes GREMISTAS não aceitaram negociá-lo com o futebol europeu. Assino embaixo o que falou nosso treinador.

Foi um passo sábio da direção. Em meio a um mundo do futebol onde a afirmação mais coerente parece ser futebol se faz com dinheiro, o GRÊMIO foi contra a maré e passou a crer que dinheiro se faz com futebol. Uma mudança tática na frase e o sentido todo muda. Compartilho dessa sentença.

O que é melhor? Ganhar uns 10 milhões de euros agora ou lutar por uma vaga à Libertadores do ano que vem e até mesmo o título do Brasileirão? Pois é, foi com isso que a direção GREMISTA se confrontou. Vender um dos melhores jogadores e perder a chance de brigar por algo de bom na competição nacional. Eles não aceitaram ficar assim: a ver navios. Futebol se faz com dinheiro, mas nos dias de hoje é preciso ver adiante, observar o futuro.

Tenho uma ideia exata dos problemas financeiros do clube e da necessidade de vender jogadores para equilibrar as contas. Mas também sei exatamante as razões pelas quais o GRÊMIO nos últimos anos vem perdendo competições importantes: vende jogadores, perde qualidade.

Para mim, dinheiro se faz com futebol. A direção acerta ao decidir não vender nem Maxi, nem Victor e nem Réver. E está ainda mais certa quando promete reforçar o elenco TRICOLOR, investindo dinheiro em vez de ganhar ele. Se tudo der certo, colherão frutos daqui há alguns meses: seja com a vaga à Libertadores ou até com a Taça de Campeão. Eu não joguei a toalha, apesar das dificuldades.

O primeiro passo foi dado. Agora resta esperar pelos outros. Nessa quarta-feira, pode ser dado mais um.

domingo, 16 de agosto de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 4 x 1 Flamengo - OS GOLS DO JOGO

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 4 x 1 Flamengo

Fotos: Jefferson Botega e Mauro Vieira/ClicRBS
"El Ciclón" voltou! Aos 15 minutos, cruzamento de Jadílson e gol de cabeça de Perea. O colombiano retornou aos campos como titular após oito meses afastado por lesão e marcou o primeiro gol da tarde de sol no Olímpico.

O Flamengo empatou a partida dez minutos depois e teve oportunidades para virar o placar. Só não aproveitou as chances porque Victor estava inspirado, como no lance acima em que Adriano ficou cara a cara e ele fez grande defesa.

Com Victor segurando tudo lá atrás, o GRÊMIO tratou de buscar a vitória na 2ª etapa. Voltou à frente no placar aos 11 minutos com Réver, e ampliou aos 36 e 42 minutos com Jonas, convertendo dois pênaltis. Goleada de 4 a 1 para cima do Flamengo.

4 x 1 no Atlético-PR, 4 x 1 no Cruzeiro e agora 4 x 1 no Flamengo. Tem ainda as vitórias de 3 x 0 sobre Náutico e Corinthians, a de 2 x 0 no Botafogo, a vitória de 2 x 1 no GRE-nal do Centenário e a vitória magra de 3 x 2 no Santo André. Todas elas conquistadas no Olímpico. Matematicamente chegamos aos sonoros 86,6% de aproveitamento como mandante. Em 10 jogos, 8 vitórias e 2 empates contra Santos (1 x 1) e Goiás (2 x 2) - ambas em meio à disputa da Libertadores. De 30 pontos disputados garimpamos 26. Os bons números não param por aí: fizemos 25 gols e tomamos apenas 6 - o saldo em casa é de 19 gols. Uma pena que ao contrário da ótima e melhor campanha em casa entre os 20 clubes da Série A, todos nós estamos cansados de saber que como visitante temos a pior campanha entre todos.

Porto Alegre, mais de 30°C em pleno agosto. Domingo à tarde e um sol convida a todos para que saiam de suas casas, tomem o rumo de um parque, de atividades ao ar livre. Para os GREMISTAS a pedida é pegar o rumo da Avenida Azenha, Estádio Olímpico Monumental. Lá terá GRÊMIO x Flamengo, clássico do futebol brasileiro. Mas para minha surpresa, pouco movimento do lado de fora do estádio perto das 15h. Não vai lotar pensei, e não lotou mesmo. Foram 20 mil torcedores: público pequeno e longe do esperado. Se havia motivos para lotar (domingo, jogo às 16h, sol, clássico), havia motivos para que isso não ocorresse: time desfalcado de Tcheco, Souza e Maxi López.

No lugar de Maxi López retornava aos gramados Edixon Perea, "El Ciclón". O jogador havia disputado sua última partida como titular da equipe no ano passado, na última rodada do Campeonato Brasileiro contra o Atlético Mineiro (vitória de 2 x 0). E o atacante colombiano voltou bem. Aos 15 minutos, bola para Jadílson na esquerda e o ala cruza com perfeição na cabeça de Perea, que empurra para as redes: GRÊMIO 1 x 0.

Se tinha desfalques de cá, havia desfalques de lá. O Flamengo vinha sem seus alas Leonardo Moura e Juan, e também sem Petkovic. Mas tinha Adriano, o Imperador. Para parar o atacante rubro-negro a tarefa não era fácil, exigia todo o cuidado. Em todo o lance, a zaga GREMISTA buscava tirar o espaço para ele não chutar à gol. Foi numa dessas que levamos. Adriano domina a bola, os GREMISTAS vão todos para cima dele e esquecem Everton, que entra livre para empatar a partida na saída de Victor.

O GRÊMIO não jogava bem. Antes e depois dos gols. O meio-campo sofria sem a aproximação dos volantes com Douglas Costa (Réver era o que mais arriscava subir ao ataque), e os passes errados eram constantes. Após o gol tomado, o TRICOLOR entrou em parafusos. Ou melhor, Jadílson entrou. Troteava em campo, dava às costas a jogada e não voltava para marcar uma sequer. Entendo que ele não saiba marcar, mas ficar caminhando em campo não dá. Em uma sequência de erros de passe e posicionamento dele, o Flamengo teve oportunidades para virar o marcador. Se não fosse Victor defender (e que defesas!), não sei o que seria de nós. Fim de papo na 1ª etapa: 1 x 1 no placar. No intervalo, substituição: entra o estreante Bruno Colaço no lugar do "queimadaço" Jadílson.

No 2° tempo a equipe volta melhor, mais organizada e tratando de sair para o jogo em busca do gol. Mas o jogo era franco: chances para os dois lados. Em um momento como esse tem que aparecer o talento. Talento de um zagueiro, colocado como volante na partida. Réver sai de trás, tabela com Douglas Costa e passeia pelos marcadores do Flamengo até chegar ao gol para marcar com um chute forte: GRÊMIO 2 x 1.

Para a alegria dos GREMISTAS presentes, o goleiro Victor garante o resultado lá atrás com mais duas grandes defesas. O jogo se encaminhava ao seu final até que Réver faz belo lançamento para Perea que é derrubado na área: pênalti marcado pelo juiz. Na cobrança, Jonas converte e faz 3 x 1 aos 36 minutos. Aos 42, tabela entre Jonas e Joílson, que cai derrubado na área: novo pênalti. Mais uma vez Jonas na cobrança: 4 x 1 para o GRÊMIO e nova goleada no Olímpico. Debandada da torcida rubro-negra.

Em um jogo de extrema importância, vencer independente se jogou bem ou mal é o que vale. Ainda mais sendo em nossa casa. E será assim toda vez que o TRICOLOR pisar o gramado do Olímpico sem que ainda tenha ganho uma partida fora de lá.

> Curtinhas

- No 1° turno não deu para ganhar fora de casa. Na quarta-feira começa o 2° turno e com ela a tarefa de ganhar a primeira longe do Olímpico. O adversário é o Santos - 12° colocado com 25 pontos. O estádio é o da Vila Belmiro, sempre difícil na vida do TRICOLOR.

- Com tantas goleadas aplicadas em casa, o GRÊMIO é a 2ª equipe com melhor saldo de gols da competição. São 11 gols de saldo, o mesmo número de Goiás e Internacional (2° e 3° colocados, respectivamente). Só perdemos para o líder Palmeiras nesse quesito - o time paulista tem 14 gols de saldo.

- Falar bem de Victor é rotina faz algum tempo. Hoje contra o Flamengo fez mais uma atuação de gala, na qual ele próprio definiu como a melhor partida de sua carreira. Eleito craque da partida em todos as emissoras de rádio e TV, Victor mostra a cda dia o bom profissional que é e a razão pela qual foi convocado à Seleção Brasileira. Ele também foi o capitão da equipe.

- Nos dois pênaltis a torcida pediu por Victor. Queriam que ele cobrasse. Eu ria, sabedor que isso não seria feito. Acho que eu não era o único.

- Outro destaque da partida foi Réver. Autor de um golaço, marcou, lançou e em vez de ser o volante mais recuado, foi o que jogou mais adiantado. Adílson e Túlio não foram os mesmos de partidas anteriores.

- Eu havia dito que Perea e Jonas haviam enfrentado o Fdamengo no ano passado, no Estádio Olímpico. A partida em questão acabou 0 x 0. Também havia dito que dessa vez ambos não poderiam sair em branco da partida. Dito e feito: Perea fez um gol e Jonas marcou dois.

- A arte de se queimar por Jadílson: após fazer bela jogada para o gol de sua equipe, passe trotear em campo, dê as costas para a bola e não volte correndo para o seu campo de zaga, vá caminhando. De vez em quando erre passes e tente cavar faltas inexistentes, alguma hora o juiz marcará. O pior de tudo é que gosto do ala-esquerdo Jadílson. Mas ontem até eu fiquei indignado com os seus erros.

- Mesmo indignado, eu não vaiei. Acho o fim da picada o torcedor ir para vaiar o jogador ou a equipe. Eu particularmente não chego a vaiar nem o adversário e nem o juiz, por qualquer hipótese que seja. Cada um está livre para se expressar, mas o bom senso faz bem de vez em quando.

- E entrou Bruno Colaço no lugar de Jadílson no intervalo. O jovem lateral fez sua estreia e jogou bem. Ao contrário de Jadílson, que joga ofensivamente até demais, Colaço é defensor e mal passa a intermediária de ataque. Bem nas antecipações e me chamou a atenção pelo impulso, mesmo baixinho vai bem nas rebatidas de cabeça na zaga. Continua no time contra o Santos, tomara que Autuori saiba o que está fazendo para não queimar o "guri" num jogo importante como o de quarta-feira.

- Por falar na juventude GREMISTA, não posso deixar de citar Mário Fernandes. Agora nós entendemos porque o TRICOLOR fez tanta questão de trazê-lo de volta após ele ter sumido por alguns dias.

E voltamos ao velho problema: ganhar fora de casa. Mais uma oportunidade nesta quarta-feira contra o Santos, na Vila Belmiro. Chegou a hora de embalar de vez nesse campeonato. Vamos GRÊMIO!

Ficha do Jogo - 19ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009

GRÊMIO - 4 : Victor, Mário Fernandes, Leo, Rafael Marques, Jadílson (Bruno Collaço), Réver, Adílson, Túlio, Douglas Costa (Joílson), Jonas e Perea (Maylson). Técnico: Paulo Autuori.

Flamengo - 1 : Bruno, David, Aírton, Ronaldo Angelim, Everton Silva (Denis Marques), Lenon, Willians, Fierro (Camacho), Everton, Emerson e Adriano. Técnico: Andrade.

Estádio Olímpico Monumental (Porto Alegre - RS)

Público Pagante: 19.535 - Público Total: 21.752 torcedores - Renda: R$ 375.506,50

Gols: Perea, aos 15 minutos do 1° tempo, Réver, aos 11 minutos, Jonas, aos 36 minutos e aos 42 minutos do 2° tempo (GRÊMIO), Everton, aos 25 minutos do 1° tempo (Flamengo).

Cartões Amarelos: Joílson, Túlio e Jonas (GRÊMIO), Willians, Adriano e David (Flamengo).

Árbitro: Paulo César Oliveira (SP).
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Carlos Berkenbrock (SC).

sábado, 15 de agosto de 2009

SÓ OBRIGAÇÃO? É NECESSIDADE!

Foto: ClicRBS
Em 2008, o GRÊMIO ficou no 0 x 0 contra o Flamengo, no Estádio Olímpico. Jogou bem, mas não o suficiente para os 3 pontos. O atacante Perea estava em campo e o seu companheiro de ataque amanhã, Jonas, entrou na 2ª etapa da partida. Na última partida deste 1° turno do Brasileirão é certo que a dupla de ataque não poderá ficar no 0 x 0.

O Campeonato Brasileiro chega à sua metade. E terminar essa primeira etapa da competição com mais uma vitória dentro do Monumental é mais que obrigação, virou necessidade para o GRÊMIO. Sem ganhar uma sequer fora de casa, o TRICOLOR fez 23 pontos dos 25 conquistados até aqui jogando diante da torcida. Com uma vitória amanhã sobre o Flamengo chegaremos aos 28 pontos, dois a menos do que a projeção feita pela comissão técnica: que era de 30 pontos até o final do 1° turno.

A equipe de Paulo Autuori terá desfalques, e não são poucos. Suspensos pelo terceiro cartão amarelo estão os meias Tcheco e Souza, lesionados estão Fábio Santos, Herrera e Maxi López. Se analisarmos as últimas partidas e vitórias GREMISTAS, veremos que são justamente estes cinco jogadores os responsáveis pela maioria das jogadas de ataque e dos gols marcados.

São problemas que na medida do possível estão sendo arrumadas pelo treinador, que teve uma semana para trabalhar. A volta dos zagueiros Mário Fernandes e Réver à equipe deram mais tranquilidade ao treinador para armar a equipe.

O jovem Mário, que acabou de fora das últimas partidas buscando melhor condicionamento físico, volta à lateral-direita. Já Réver, que preocupou todo mundo após cair desacordado no chão contra o Palmeiras e ser levado ao hospital em decorrência disso, retorna não na sua função habitual na zaga, mas sim à frente dela. Sem Tcheco e Souza, Autuori preferiu adiantar Réver para volante e recuar Douglas Costa do ataque para o meio-campo. Os volantes Adílson e Túlio compõem o restante da meia-cancha, tendo o último a função mais adiantada ao lado do jovem Douglas Costa. No ataque, setor mais criticado da equipe, terá o retorno do colombiano Perea, após oito meses longe dos gramados devido a uma lesão no joelho. O "El Ciclón", apelido do atacante, está de volta e terá ao lado Jonas. Uma dupla de ataque que não passa confiança ao torcedor: uma porque Perea não joga faz agum tempo e outra porque Jonas marca gols, mas também perde tantos.

No ano passado, ambos atacantes estiveram em campo no 0 x 0 contra o Flamengo, pela 2ª rodada do Brasileirão, no Estádio Olímpico. Perea era titular e Jonas entrou no 2° tempo na vaga do meia Roger. Os dois passaram em branco na ocasião, algo que não pode acontecer neste domingo. Como eu disse: a vitória é obrigação, mas também necessidade.

> Curtinhas

- Chegando aos 28 pontos neste domingo, o GRÊMIO fecha o 1° turno a 11 pontos do Palmeiras, líder da competição. No ano passado era essa a diferença entre GRÊMIO e São Paulo, sendo que o TRICOLOR estava na 1ª colocação e o time paulista um pouco abaixo na tabela. O final todos sabem como foi. O sonho do TRI do Brasileiro acabou?

- "El Ciclón" Edixon Perea não é visto com bons olhos por parte da torcida. Uma injustiça, já que Perea foi o melhor atacante GREMISTA no ano passado, sendo destaque em diversaas partidas e goleador da equipe ao final do ano. Na minha opinião, Perea é no atual grupo um dos melhores atacantes à disposição de Autuori. Fico feliz pelo GRÊMIO não ter conseguido negociar ele em meio à Libertadores. Força Perea!

- Douglas Costa ganha uma preciosa chance. Será titular contra o Flamengo, com o Brasil todo olhando e na sua posição de origem: meia-esquerda. Lógico que também será uma grande responsabilidade. Se não jogar bem, será cobrado e muito. "Pra dentro deles" Douglas Costa!

- O técnico Paulo Autuori pediu o apoio da torcida, como se isso fosse preciso. Ele disse que num jogo como esse a torcida é ainda mais importante. Importância essa que já conhecemos e fazemos valer jogo a jogo invadindo o Olímpico e apoiando os 90 minutos. Mas isso deve ser compatilhados entre todos os envolvidos. Já que nós fazemos nossa parte, fico me questionando: os jogadores e o técnico sabem a importância que eles também carregam nas costas?

- Contratações: o TRICOLOR desistiu de Felipe Mattioni. O lateral-direito tinha até ontem para aceitar a proposta GREMISTA. No entanto, nenhum contato foi feito e a direção aceitou isso como um "não" e saiu do negócio. Mattioni pode estar indo para o Barcelona (ESP). Já o lateral-esquerdo Lúcio e o atacante Leandro estão cada vez mais próximo de ser anunciados pelo TRICOLOR. Lúcio deve definir sua transferência no início da semana, pois aguarda a liberação do Hertha Berlim (ALE). E Leandro deve rescindir seu contrato com o Verdy Tokio (JAP) na segunda-feira e logo em seguida partir de volta ao Brasil, possivelmente tomando o rumo do Salgado Filho e sendo apresentado no Olímpico.

- A notícia deste sábado seria a vinda do atacante Boselli, do Estudiantes (ARG), para o GRÊMIO. O atacante é uma das especulações da imprensa caso Maxi López estivesse de saída do clube. Ou até mesmo se ele ficar. Outros nomes de atacantes devem ser apresentados nos próximos dias à direção GREMISTA pelos empresários que trouxeram Maxi López ao Olímpico.

- Sobre Boselli: jogador de 24 anos, foi Campeão da Libertadores 2009 marcando 8 gols. Já o vi jogar, muito pouco é bem verdade, mas o bastante para constatar que se trata de um jogador esforçado, raçudo e goleador, longe de ser craque ou grande solução. Se assemelha ao estilo do atacante Herrera, mais centralizado na área e com mais valorização graças à conquista da Libertadores. Seria um grande negócio? Sei não.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ADIÓS?

Foto: Mauro Vieira/ClicRBS
O atacante Maxi López está lesionado e para por 20 a 30 dias. Preocupante? Nada disso, o que preocupa mesmo é a possibilidade concreta de ele deixar o GRÊMIO e tomar o rumo da Europa. Será que a lesão impede alguma negociação? Até 31 de agosto teremos a resposta.

A notícia surge do nada, ganha projeção na mídia e logo está criado um pânico entre os torcedores GREMISTAS. Afinal, será que ficaremos sem Maxi? Justo o nosso goleador com 7 gols no Brasileirão 2009.

E não é que logo no dia em que se especula uma possível venda do argentino ao Hertha Berlim ou Werder Bremem, ambos clubes alemães, é confirmado por exame de ressonância magnética que a lesão do atacante era mais séria do que se suspeitava e o deixa fora dos gramados por 20 ou 30 dias. O jogador sentiu uma contratura muscular na coxa contra o Barueri e saiu no intervalo da partida.

Lesão essa que pode ter vindo na hora certa. Já que pode atrapalhar sondagens vindas de clubes do velho continente. Afinal, qual equipe investe (e não é pouco dinheiro que estamos falando) em um jogador machucado? Se acontecer, será um fato novo para mim.

Maxi López retorna aos treinamentos no início de setembro. Serão pelo menos 4 jogos de fora, contra o Flamengo neste domingo, Santos (19/08), Atlético Mineiro (23/08) e Botafogo (30/08). Podendo retornar na primeira partida do próximo mês contra o Vitória no Olímpico, dia 5.

Setembro não será somente o mês em que Maxi retornará aos treinamentos, recuperado da lesão muscular na coxa, será também o do possível fim das especulações acerca da saída do atacante para alguma equipe da Europa. A janela de transferências daqui para lá se encerra no dia 31 de agosto. Então, enquanto setembro não chegar, nada de tranquilidade nas bandas da Azenha. Até lá, a pergunta continua no ar: Maxi vai ou fica?

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ELES ESTÃO SE LIXANDO.

Foto: GREMIO.net
Apenas 161 conselheiros de um total de 307 compareceram à sessão extraordinária do Conselho Deliberativo do GRÊMIO realizada ontem à noite no Estádio Olímpico. Na pauta do encontro estava a votação da proposta de redução da cláusula de barreira, que aprovada daria aos sócios mais poder de decisão nos rumos do clube.

Importante decisão a ser tomada ontem, 12 de agosto, no Estádio Olímpico Monumental. No Salão Nobre Patrono Fernando Kroeff, o Conselho Deliberativo GREMISTA se reuniu para votar duas propostas. Em questão, o futuro "político" do clube.

A ordem do dia era apreciar e deliberar as seguintes questões: proposta de redução de 30% para 20% do percentual mínimo de votos necessários - na Assembleia Geral do Conselho - para eleição proporcional de uma chapa para o Conselho Deliberativo e o mesmo para uma aprovação prévia de uma chapa para concorrer ao Conselho de Administração. Ou seja, dar mais pluralidade (oxigenação) ao Conselho GREMISTA e dar aos sócios a importante escolha pelo presidente.

Infelizmente, assim como aconteceu no dia 30 de junho em que houve semelhante reunião, pela segunda vez nenhuma das duas propostas foi aprovada. Estiveram presentes 153 conselheiros (161 assinaram a ata, porém oito saíram antes da votação) que votaram apenas a proposta de redução para as chapas do Conselho Deliberativo do GRÊMIO, já que foi notado que não havia quórum para votação de nenhuma das duas medidas. Foram 145 votos a favor da redução para as chapas do Conselho, uma abstenção e sete contra. Como eu disse, oito conselheiros assinaram a lista e saíram antes da votação.

Veja bem os números novamente:

São 307 conselheiros GREMISTAS
Na reunião estavam 161 conselheiros

Votaram a favor 145
7 conselheiros votaram contra
Assinaram a lista de presença e foram embora: 8
Abstenção: 1

Os 145 votos a favor da redução foram insuficientes, ou melhor, inúteis, visto que para a aprovação da proposta eram necessários 154 votos. Com os oito "fujões" da votação o quórum acabou sendo de 153 conselheiros, o que invalidou a votação. Consequentemente, a proposta de redução em relação ao Conselho de Administração nem foi realizada. Os 146 conselheiros que não foram e os oito que foram embora devem estar se lixando para nossa opinião de GREMISTA que quer o melhor para o clube. Deve ser esse o pensamento.

Foi um duro golpe para a democracia TRICOLOR. As propostas visavam dar ao torcedor associado já em 2010 maior participação nas questões "políticas" do clube. Os Movimentos
GRÊMIO Independente, GRÊMIO Novo e GRÊMIO Sempre colocaram textos referentes ao que aconteceu ontem. O GRÊMIO Independente e o GRÊMIO Novo, juntamente com o GRÊMIO Sem Fronteiras, foram os autores da proposta de redução da cláusula de barreira e se mostraram indignados com o desprezo dos conselheiros "omissos" (os que não foram) e "fujões" (os que assinaram e deram no pé) à vontade explícita dos torcedores GREMISTAS em participar mais ativamente do dia a dia do TRICOLOR. Abaixo os links dos textos:

> GRÊMIO Independente >
Aqui, aqui e aqui.

> GRÊMIO Novo >
Aqui.

> GRÊMIO Sempre >
Aqui.

O Blog IMORTAL SONHO fez parte desde o último sábado, 8 de agosto, de
uma campanha entre Blogueiros GREMISTAS que buscava conscientizar os conselheiros do clube da importância da aprovação de ambas as cláusulas em votação.

> Sabedores que o comparecimento nas reuniões do Conselho é sempre baixo, tentamos mudar isso.

> Sabedores da dificuldade de acontecer mudanças estatutárias no clube por meio do Conselho, buscamos pressionar.

Fica a impressão de que foi inútil a iniciativa. Surge o pensamento de desistência quanto ao objetivo. Prevalece a ideia de que os torcedores não são levados a sério.

Mesmo assim, de minha parte a luta continua, está apenas começando e vai amadurecer com mais tempo. Quero crer que todos os envolvidos nessa campanha já imaginam o próximo passo. Não seria tão fácil. Mas não é uma utopia.

Não cabe a mim generalizar o Conselho, mas é aquele velho papo: os bons pagam pelos maus. Muitos deles continuarão se lixando com as opiniões dos torcedores. Há algo reservado para eles, pois...

..um dia a casa cai, e o tombo será feio.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ESTAVAS RECLAMANDO, ENTÃO TOMA.

Vai entender esse GRÊMIO, e essa direção. Até a última segunda-feira o clube vivia de especulações: Leandro pode vim, Mattioni quer voltar. Hoje, quarta-feira, o clube e a torcida vivem a expectativa de um "pacotaço" de contratações.

Há poucos minutos, vi o diretor de futebol Luís Onofre Meira sendo entrevistado por Jáder Rocha e José Aldo Pinheiro no programa TV COM Esportes (TV COM). O dirigente GREMISTA falou que o TRICOLOR está perto de anunciar dois bons reforços nas próximas horas ou no mais tardar até o final de semana: o atacante Leandro e o lateral-esquerdo Lúcio. E não descartou a vinda do lateral-direito Mattioni.

Vindo os três jogadores, a direção dá uma boa e bem dada resposta à torcida GREMISTA. Fica a pergunta: a direção enfim acordou?

> REFORÇOS CHEGANDO

Foto: Verdy Tokio/Site Oficial
> LEANDRO > O atacante Leandro irá viajar à Tóquio para assinar a sua rescisão com o clube Verdy Tokio (JAP). Entre GRÊMIO e clube japonês já está tudo acertado. Entre jogador e TRICOLOR também. Sendo assim, o anúncio do jogador deve acontecer assim que o contrato esteja rescindido e a documentação do jogador chegue ao Olímpico. Segundo informações, o jogador assina por três anos com o GRÊMIO e chega com condições físicas ideais para estrear já.

Foto: Hertha Berlim/Site Oficial
Crente que seria aproveitado para a temporada europeia 2009/2010, o lateral-esquerdo Lúcio fez pré-temporada e jogou dois amistosos pelo Hertha Berlim. Mas às vésperas do início do Campeonato Alemão foi informado que o técnico do clube o liberou para procurar clube. O jogador deve retornar ao Brasil e o seu destino deve ser o GRÊMIO, clube que defendeu em 2007 e foi destaque.

> LÚCIO > O lateral-esquerdo Lúcio foi liberado pelo Hertha Berlim (ALE) para procurar um novo clube por um ano. Como o jogador mal jogou na Europa e vem de recuperação de uma séria lesão ocorrida em 2007, encontar um clube no velho continente ficou difícil. Por isso o jogador deve retornar ao Brasil. E como ele disse em 2007 ao sair do GRÊMIO, quando ele voltasse ao país daria prioridade ao clube para contratá-lo. Mostrando que cumpre com a palavra, o jogador quer ouvir a proposta do TRICOLOR antes que qualquer outra. Se tudo der certo, o jogador retorna após ser um dos destaques do GRÊMIO em 2007, na conquista do Gauchão e na boa campanha da Libertadores.

Foto: Milan/Site Oficial
> MATTIONI > O lateral-direito Felipe Mattioni segue sendo uma possibilidade de contratação do GRÊMIO. O jogador ainda está definindo seu futuro, já que o Milan (ITA) o liberou para ganhar experiência. O empecilho para o retorno do jogador ao TRICOLOR são as propostas que ele teve por clubes europeus, alguns da própria Itália. Não fechando com nennhum clube por aquelas bandas, é certo que ele chega para ser apresentado como reforço após seis meses de ter saído do clube para o Milan. O mundo dá voltas.

É HOJE. ESTAMOS DE OLHO.

Os mais de 300 conselheiros gremistas foram convocados para uma sessão extraordinária do Conselho Deliberativo do Grêmio a ser realizada nesta quarta-feira (12/08), no Salão Nobre Patrono Fernando Kroeff do Estádio Olímpico, a partir das 19h30. Na ocasião será votada a proposta de redução de 30% para 20% do percentual mínimo de votos necessários – na Assembleia Geral do Conselho – para eleição proporcional de uma chapa para o Conselho Deliberativo e para o Conselho de Administração do clube.

– O que é? A proposta de redução de 30% para 20% da cláusula de barreira para a escolha do presidente do clube e para a renovação do Conselho Deliberativo busca dar ao torcedor a decisão sobre os rumos do Grêmio. Diminui-se o poder dos conselheiros, que passarão a indicar quem poderá assumir o clube administrativamente e quem representará a torcida no Conselho.

– O que muda? Aprovada a redução, o Conselho Deliberativo ganha em pluralismo, em opiniões diversas. Em vez de no máximo três chapas concorrerem à Presidência ou ao Conselho, poderá chegar-se a quatro grupos distintos. Ainda não é o recomendável, longe disso, mas já é um avanço.

Nas últimas eleições, as chapas que representavam todas as frentes políticas, apresentaram a proposta de redução da cláusula de barreira como promessa eleitoral. Está na hora de sair do discurso e partir para a prática.

Portanto se você conhece algum
conselheiro do Grêmio, peça que ele compareça ao Olímpico nessa quarta-feira. E se você votou na última eleição do Conselho, tem o direito e dever de exigir a presença de todos os integrantes eleitos nesta reunião.

"O Movimento GRÊMIO Independente, um dos responsáveis pela proposta de redução da cláusula de barreira, disponibilizou em seu site um texto explicando a necessidade dessa proposta ser aprovada. O texto é do conselheiro GREMISTA Antônio Vicente Martins."

terça-feira, 11 de agosto de 2009

RENATO CAJÁ É APRESENTADO. QUEM?

Fotos: Viniciús Rebello/ClicRBS e GREMIO.net
"Não me vejo apenas cadenciando o jogo, mas também chegando próximo da área para marcar gols", disse Renato em sua apresentação esta tarde no Olímpico.

É meia-esquerda, jogava nas Arábias e se chama Renato. Mas não é o Renato Abreu, ex-Corinthians e Flamengo, jogador que o GRÊMIO tanto sonhou para a disputa da Libertadores desse ano e que joga no Al-Shabab dos Emirados Árabes. Se trata de Renato Cajá, jogador com passagens por Juventude e Ponte Preta e que atuava pelo Al-Ittihad da Arábia Saudita - a nova contratação TRICOLOR para o restante do Brasileirão 2009. O apelido Cajá se refere à cidade natal do jogador: Cajazeiras, na Paraíba.

Um reforço é bem verdade sem grande (ou nenhuma) repercussão. Até ontem eu e você nunca havíamos ouvido falar nele. E não me venha com conversa mole afirmando se lembrar dele no Juventude. Nem o torcedor mais fanático pelo Juventude se lembra. E isso não é uma crítica contra a direção ou ao recém-chegado Renato. Mas uma constatação.

Lógico que espero que os dirigentes tenham convição ao trazer o meia Renato Cajá. Apostas como essa já se mostraram ser boas. Como nos casos recentes de Victor e Réver, que acabaram dando muito certo. Mas isso só o tempo dirá, ou melhor, só o Renato dará em campo.

Outro ponto interessante dessa contratação é a falta da novela, da lenga-lenga da mídia. Nunca se falou no interesse GREMISTA nesse jogador, e agora da noite para o dia, ele é anunciado, apresentado e se bobear domingo joga.

É bom torcer para que ele chegue ao TRICOLOR para ajudar. Afinal, jogador que vem, não joga e vai embora sem deixar saudade já "encheu o saco" de nós GREMISTAS. Se formos avaliar as contratações nos últimos anos, constataremos que nomes badalados não vingam, mas jogadores desconhecidos ou "em baixa" acabam dando melhor resposta. Então, seguindo o raciocínio, Renato pode virar uma contratação comemorada daqui há algum tempo.

* Por onde passou, o jogador sempre foi chamado somente por Renato. Provavelmente, para diferenciar de outros Renatos, agora a imprensa se utilizou do apelido dele: Cajá.

Seja bem vindo Renato, boa sorte pelas bandas da Azenha! Nome de Ídolo TRICOLOR já tem!

> O JOGADOR > De passagem discreta em 2007 pelo Juventude (28 jogos, 4 gols), Renato Cajá ganhou destaque no Paulistão 2008 com a camisa da Ponte Preta. Marcou 8 gols na competição (artilheiro da equipe) e a Ponte Preta chegou ao Vice-Campeonato (perdendo para o Palmeiras). Foram 39 jogos e 14 gols com a camisa alvi-negra. Este ano se transferiu para o Al-Ittihad, onde jogou 15 ou 16 jogos, marcou 6 gols e foi Campeão da Liga da Arábia e Vice-Campeão da Copa do Rei. Abaixo, confira vídeo do You Tube que mostra reportagem do Globo Esporte (Rede Globo) na véspera da final do Paulistão tratando do meia Renato, então na Ponte Preta.

Ficha Técnica:

Nome completo: Renato Adriano Jacó Morais
Posição: Meia
Data de nascimento: 15/09/1984 - 24 anos
Naturalidade: Cajazeiras / PB
Peso: 70 kg
Altura: 1m73cm
Clubes: Mogi Mirim, Ferroviária (2007), Juventude (2007), Ponte Preta (2008) e Al-Ittihad (2009).

> A APRESENTAÇÃO > O meia Renato Cajá mal foi noticiado como reforço TRICOLOR e já foi apresentado na tarde desta terça-feira na Sala de Conferências do Estádio Olímpico. O jogador não fugiu à regra e de imediato discursou como todo novo reforço: "é um sonho que realizo ao vestir esta camisa". Indagado sobre seu estilo de jogo, disse ser um meia que cadencia o jogo e chega à área adversária para marcar gols. Renato, por coincidências da vida, nasceu em 15 de setembro, mesma data de fundação e aniversário do GRÊMIO. Veja alguns trechos da entrevista do novo contratado:

- Sobre a vinda ao GRÊMIO: "É uma chance muito boa. Tive uma passagem não muito feliz pelo Juventude, mas agora eu quero é defender este grande clube que é o GRÊMIO. Estou realizando um sonho de jogar em um grande clube como o GRÊMIO e espero aproveitar."

- Sobre suas características: "Gosto bastante de chegar na área para marcar gols, mas também sou um jogador que sabe cadenciar o jogo."

- Sobre a sua estada em solo árabe: "Na Arábia, foi bom. Fomos campeões da Liga da Arábia e vices da Copa do Rei. Fiz 15, 16 jogos, com seis gols. Foi uma passagem de quatro meses, com Títulos. A organização do clube é que não foi muito boa, mas é complicado falar."

- Sobre a busca por vaga na equipe: "Primeiro, é se preparar fisicamente no campo, para brigar por uma vaga. É um time de qualidade, com Tcheco e Souza no meio."

- Sobre uma possível dívida do Al-Ittihad com a Ponte Preta, que poderia impedir ele de jogar no GRÊMIO: "Passei um grande momento da minha vida na Ponte Preta, mas passou. A Ponte não tem mais nada a ver. Eles não podem me impedir. Já ganhei esta ação deles. Agora, a questão fica entre o clube árabe e a Ponte Preta. Eu não tenho nada a ver, e nem o GRÊMIO."

> O AVAL > Após o meia Renato Cajá ser apresentado, o técnico Paulo Autuori concedeu entrevista coletiva falando, entre outros assuntos, da chegada do novo reforço GREMISTA.

"É um jogador que havia a possibilidade de vir anteriormente, foi tentado em outros anos. Demos o aval. Ele pode ajudar bastante o grupo. Fez uma excelente campanha na Ponte Preta (...) Tem muita qualidade e chega para uma função em que nossos dois titulares estão sobrecarregados. Como estava de férias, vai demorar um pouco para contarmos com ele" - declarou o treinador, que deve ter Renato à disposição em duas semanas.

Na entrevista, Autuori também falou de outras duas situações: contratação do atacante Leandro e "crise" entre Tcheco e Souza. Sobre o jogador Leandro, atualmente no Verdy Tókio (Japão), ele afirmou que se concretizada a negociação o GRÊMIO trará um jogador bastante interessante: "O Leandro trabalha muito bem para a equipe, faz gols, tem velocidade." Já sobre as declarações de Tcheco e Souza que agitaram a imprensa após a derrota diante do Barueri, o treinador falou que foi realizada uma reunião nesta terça-feira entre o grupo e acredita estar encerrada qualquer possibilidade de atrito ou crise entre os jogadores, já que o ambiente no vestiário é bom: "O Tcheco deu a opinião dele. Aqui todos são livres para dar opinião. Nós conversamos primeiro com Tcheco, depois com o Souza, depois com o grupo, falando o que devia ter sido falado."

domingo, 9 de agosto de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 0 x 1 Barueri - O GOL DO JOGO

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 0 x 1 Barueri

Foto: Tom Dib/Lance
GRÊMIO perde sua sétima partida no Brasileirão, a sétima fora de casa. O algoz da vez foi o novato Barueri. Na saída de campo, Tcheco criticou a postura da equipe. Já no vestiário, Souza rebateu as críticas feitas pelo capitão. Os dois meias estão suspensos e não jogam na próxima rodada. O técnico Autuori terá uma semana para trabalhar até pegar o Flamengo no próximo domingo no Olímpico.

E conseguimos fechar o 1° turno do Brasileirão sem vencer uma única partida fora de casa. Em 9 jogos, 7 derrotas e 2 empates. O aproveitamento foi de 7,4%. Dos sete jogos perdidos longe do Olímpico, três são compreensíveis: contra Atlético Mineiro, Vitória e São Paulo - equipes que passavam por bom momento no campeonato à época dos confrontos. Já as outras derrotas devem ser lamentadas por diferentes circunstâncias. Contra Sport e Coritiba, duas equipes que passam por um mau momento e estão na zona de rebaixamento, e contra Avaí e Barueri, equipes fracas tecnicamente mesmo estando bem na tabela de classificação. Os dois empates foram contra Fluminense e Palmeiras, onde a vitória não veio por algum detalhe.

A derrota de hoje foi contra o Barueri, 5° colocado na competição com 28 pontos. Isso poderia justificar o resultado, mas não justifica. O TRICOLOR agora ocupa a 9ª colocação com 25 pontos e bem longe dos seus objetivos: vaga à Libertadores e luta pelo TRI do Brasileiro. O primeiro objetivo ainda é possível, já o segundo parece longe demais.

Mais uma vez o discurso do pré-jogo foi diferente do durante e depois. O GRÊMIO não conseguiu vencer a sua primeira partida fora de casa, no primeiro encontro que teve com o Barueri na história. Poderíamos ter começado com o "pé direito" nas estatísticas, entretanto, isso não se concretizou. Faltou aguerrimento segundo Tcheco na saída de campo. Para o capitão o GRÊMIO do Olímpico é bem diferente do fora dele. Mas tchê, só contaram para ele!

Essa dedução do camisa 10 é flagrante quando vemos o aproveitamento: na Azenha temos 85% de aproveitamento (podendo aumentar para 86% na última rodada do 1° turno contra o Flamengo) contra, como eu já disse, 7,4% longe dela. Será que somente a garra é responsável por isso? Creio que não. Segundo o técnico Paulo Autuori, indagado sobre o comentário de Tcheco, declarou que "faltou bola" (bom futebol) e não empenho à equipe. Isso ficou evidenciado pelo 1° tempo, onde o Barueri criou chances e o GRÊMIO pouco fez.

Já na 2ª etapa, ambas as equipes buscaram o jogo. O TRICOLOR já sem Maxi López, contundido saiu no intervalo, buscou com Souza e Tcheco avançar com perigo. O substituto de Maxi, o atacante Jonas teve grande chance na frente do gol, após bom passe de Tcheco entre a defesa. Para variar, Jonas chutou fraco nas mãos do goleiro. Pouco depois foi a vez de Souza driblar meio-mundo e chutar no canto do goleiro, que desviou para linha de fundo.

O ditado "quem não faz, leva" fez valer aos 10 minutos. Troca de passes do Barueri desde o campo de defesa com muita velocidade em toques de primeira. Fiz questão de contar: foram 8 toques na bola com a participação de 4 jogadores. A bola chegou aos pés do atacante Fernandinho, que com um chute cruzado tirou do goleiro Victor e marcou o gol do time paulista: Barueri 1 x 0. Daí em diante foi a tentativa em vão de ir atrás do placar mais uma vez. A começar pela substituição: Joílson no lugar de Jadílson.

O Barueri seguia ameaçando. Em cobrança de falta de Thiago Humberto a bola foi parar na trave. O GRÊMIO pouco fazia, mas quando fazia tinha tudo para empatar. Eita finalizações ruins, estão enterrando o TRICOLOR nesse marasmo fora de casa. O ala Joíson faz jogada individual na frente da área do adversário, consegue achar Jonas sozinho e o atacante por sua vez passa bonito para Tcheco, era só fazer, mas vai pra fora o chute. O capitão pegou mal de canhota e a bola saiu para linha de fundo. E assim veio mais uma derrota, mais desculpas e mais críticas, e mais...

> Curtinhas

- Espero que as declarações naturais dos jogadores, como Tcheco e Souza, não tornem armas mortais nas mãos da imprensa. Pelo amor de DEUS, não existe crise no Olímpico e nem irá ter. Torcedores, não caiam nas bobagens de certos corneteiros da imprensa gaúcha.

- No 1° turno não deu, não vencemos fora de casa. Mas aí vem o 2° turno para a história não se repetir. Serão 10 jogos longe do Olímpico, a começar pelo Santos na Vila Belmirro, dia 19 de agosto, pela estreia do 2° turno da competição.

- Se fora vamos de mal a pior, pelas bandas da Azenha tudo anda bem. No domingo que vem temos o Flamengo de Adriano no Olímpico. É casa cheia contra os cariocas. Chegou a vez de acabar com o Imperador dos flamenguistas. Assim como aconteceu com o Fenômeno dos corintianos: não viu a cor da bola.

- Por falar em próximo jogo, o Barueri nos deu bastante prejuízo para pegar o Flamengo. Não teremos Tcheco nem Souza, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Nossos armadores e principais nomes das últimas vitórias. Paulo Autuori terá trabalho para arrumar a equipe.

- O atacante Maxi López saiu cotundido no intervalo, sentindo uma contratura na coxa. O argentino não deve ser preocupação para próxima partida.

- O meia Douglas Costa deve continuar na equipe com as suspensões dos meis Tcheco e Souza. O jogador deve jogar na sua posição de origem, sendo o cérebro da equipe no meio-campo. Enfim terá a chance de jogar como ele gosta: solto nas articulações das jogadas. Será o substituto de Souza.

- Com a saída de Douglas Costa do ataque, Jonas deve retornar à equipe ao lado de Maxi, já que Herrera não tem previsão de volta. Outro que deve retornar ao time é o zagueiro Mário Fernandes no lugar de William Thiego na lateral-direita.

- Quem ficará com a posição de Tcheco? Boa pergunta para Autuori responder durante a semana. Não são muitas as possibilidades. Escalar a equipe com três volantes é uma delas: com Túlio, Adílson e Maylson. Outra possibilidade é apostar no meia Isael - jogador habilidoso, com boa visão de jogo e qualidade em cobranças de bola parada. Seria a minha escolha. Mas creio que Autuori irá colocar Joílson na vaga do capitão.


Se as vitórias acontecem somente no Olímpico, então que venha mais uma no domingo que vem, às 16h, contra o Flamengo. Vamos GRÊMIO!


Ficha do Jogo - 18ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009


GRÊMIO - 0 : Victor, William Thiego, Rafael Marques, Leo, Jadílson (Joílson), Túlio (Bruno Collaço), Adílson, Tcheco, Souza, Douglas Costa e Maxi López (Jonas). Técnico: Paulo Autuori.

Barueri - 1 : Renê, Xandão, Leandro Castan, André Luiz, Marcos Pimentel (João Victor), Ralf, Ewerton, Thiago Humberto (Bruno Ribeiro), Márcio Careca, Fernandinho e Luís (Otacílio Neto). Técnico: Estevam Soares.

Estádio Arena Barueri (Barueri - SP)

Público Pagante: 4.576 torcedores - Renda: R$ 49.705,00

Gol: Fernandinho, aos 10 minutos do 2° tempo (Barueri).

Cartões Amarelos: Souza e Tcheco (GRÊMIO), André Luiz, Xandão e Leandro Castan (Barueri).

Árbitro: Luiz Alberto Sardinha Bites (GO).
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ).

AOS PAIS TRICOLORES

Uma bela homenagem feita pelo site Ducker.com.br aos pais que nos deram a nossa maior alegria: ser GREMISTA.

Encartado nos principais jornais do Estado neste domingo, a homenagem do GRÊMIO aos Pais. Homenagens semelhantes com mensagens diferentes que emocionam da mesma maneira.

Hoje se comemora o Dia dos Pais (não que ele mereçam somente um dia a ser comemorado). Eles que muitas vezes são os responsáveis por nossa escolha futebolística - salve exceções é claro. Fanáticos por futebol em sua maioria, aguardam ansiosos pela chance de ver o seu filho nascer, crescer e passar adiante o clube de seu coração. Essa luta começa desde o primeiro choro da criança, com seus segundos de vida. Lógico que não é sempre que dá certo. Na minha família existem exemplos disso. Por exemplo o meu pai. Ele não quis saber de ser colorado (graças a DEUS!) como o meu avô era. Se tornou GREMISTA por convicção, quando ainda ouvia pelo rádio os jogos do TRICOLOR e me influenciou com todo o seu fanatismo para que seguisse os seus passos. Afinal, me tornei um GREMISTA como vocês podem ver.

São GREMISTAS, colorados, palmeirenses, atleticanos e torcedores mundo afora influenciados pelos pais, que foram influenciados pelos seus pais, que foram influenciados também pelos seus pais e assim por diante. Como eu disse anteriormente, existem aqueles que interrompem a linha clubística da família - como o meu pai.

Aqui, por ser um Blog do GRÊMIO, eu me dirijo ao meu pai GREMISTA e a todos vocês pais TRICOLORES. Afinal, a maioria de vocês nos fizeram torcedores do IMORTAL TRICOLOR. E é por isso que temos que agradecer e muito por essa alegria de ter sangue AZUL, PRETO e BRANCO correndo em nossas veias. Salvando sempre exceções. Por exemplo, se você é GREMISTA e seu pai é colorado. Ame-o, parabenize-o pelo seu dia e agradeça por não ter forçado e lutado muito para que você virasse alguém como ele. Já pensou nessa possibilidade?

Pois é, ser GREMISTA é uma honra, uma alegria na boa e na ruim e um sentimento que nos faz amar. Particularmente, graças ao meu Pai! Já você, creio que a mesma coisa.

Tem vezes que eu me pego pensando: se meu pai não fosse GREMISTA, torcesse para outra equipe, o que eu seria? Eu não me atrevo a pensar outra coisa se não contrariar a sua opção clubística e continuar a torcer pelo meu GRÊMIO, seja onde e como ele estiver. Quer saber. ainda bem que eu não tive que passar por essa situação.

Por tudo isso e muito mais é que me orgulho de dizer:

Feliz Dia dos Pais meu Pai. E felicidades a todos os outros milhões de Pais TRICOLORES! Eles que lutam para que os seus filhos continuem a torcer e engrandecer o nosso IMORTAL!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 1 x 1 Palmeiras - OS GOLS DO JOGO

BRASILEIRÃO 2009: GRÊMIO 1 x 1 Palmeiras

Fotos: Thiago Bernardes/UOL, Raphael Falavigna/Terra e Carti Ferreira/Lance
Aos 28 minutos do 1° tempo, Cleiton Xavier de cabeça marca o gol palmeirense.

O GRÊMIO chegou ao empate três minutos depois com jogada de Souza pela direita e finalização de Maxi López para o gol. GRÊMIO 1 x 1 Palmeiras.

O argentino marcou seu sétimo gol no Campeonato Brasileiro. Ele é o artilheiro da equipe na competição.

A chance de conquistar 3 pontos longe do Olímpico passa a amadurecer. Contra o Palmeiras, atual Líder do Brasileirão, o GRÊMIO começou mal o jogo, levou primeiro o gol e acordou para a vida três minutos depois empatando a partida com Maxi López. Daí em diante, o time passou a criar as melhores chances, a zaga se fechou e a vitória não veio por detalhe. Agora, o foco é mais uma vez conquistar a primeira vitória fora de casa: o adversário é o Barueri. Será o primeiro encontro entre as duas equipes.

Uma equipe um tanto apática, longe do discurso anterior ao do jogo. Assim foi o GRÊMIO na 1ª etapa mais uma vez. Levar um gol aos 28 minutos foi lucro pelo que a equipe jogava ate então, acuada pelo adversário no seu próprio campo e sem saída para o campo de ataque. Pela direita, Wendel encontrou liberdade e cruzou para o meia Cleiton Xavier se enfiar em meio aos zagueiros e aos 28 minutos abrir o placar: 1 x 0 para os paulistas. Mas o lucro mesmo estava por vir três minutos depois. Falta em Thiego, cobrança rápida de Túlio, bola para Souza na direita, cruzamento rasteiro e chute de Maxi López para o fundo das redes. GRÊMIO 1 x 1 Palmeiras. Pouco depois, novamente Maxi López apareceu para marcar na área, após bela jogada de Jadílson, mas o goleiro Marcos defendeu o tiro à queima-roupa do argentino. Quase a virada no placar. Encerra a 1ª etapa no empate.

Ao contrário do início do 1° tempo, o GRÊMIO após o intervalo era outro em campo. Não era somente o Palmeiras quem ameaçava, era o TRICOLOR que também assustava o melhor da competição em sua casa. Chance em um lado, chance pelo outro. Jogo equilibrado. O goleiro Victor, como de costume, fez milagre em lance cara a cara. No ataque, Maxi López incomodava, achava espaços e criava oportunidades. A partir daí, os técnicos passaram a mexer nas equipes. Pelo lado do Palmeiras, Muricy trocou um atacante por outro, já Autuori tirou um zagueiro por um zagueiro. Depois, Muricy formou o 3-5-2 e Autuori para não ficar atrás mexeu no esquema também. Sacou da equipe o meia Douglas Costa para colocar o atacante Jonas. Empate no placar e nas substituições dos treinadores.

Foto: Ricardo Matsukawa/Futura Press
Em choque com Diego Souza, Réver cai desacordado no chão e é levado ao hospital.

Aos 36 minutos, Réver e Diego Souza brigam por bola no ar e o zagueiro leva a pior. No contato cabeça com cabeça, Réver já cai desacordado no gramado. Correria dos médicos e o pedido pela entrada da ambulância. Mas que ambulância? No Parque Antártica as ambulâncias ficam do lado de fora, pois o estádio foi construído acima do nível da rua e não há uma rampa para entrada dos veículos. E também não há preocupação alguma com qualquer urgência no atendimento, seja de um jogador em campo ou torcedor na arquibancada, como está devidamente escrito no estatuto do torcedor. A verdade é que ninguém dá a mínima para o estatuto.

Após o zagueiro Réver sair do jogo direto para um hospital, o GRÊMIO ficou 10 jogadores em campo porque já havia feito as três susbtituições possíveis. Foram cerca de 10 minutos de pressão palmeirense, sem oportunidades claríssimas de gol. Assim acabou a partida, com os GREMISTAS saindo de campo lamentando o empate (queriam a vitória) e os palmeirenses acreditando que o empate foi um bom resultado (pela qualidade demonstrada pelo adversário). Os fatores se inverteram, antes do jogo se alguém imaginasse estas circunstâncias diria que o caro amigo estava delirando. Assim é o velho e bom futebol. Não deu hoje, mas no domingo os primeiros 3 pontos fora do Monumental virão.

> Curtinhas

- Túlio e Adílson estão a cada dia melhores na marcação e no auxílio ao ataque. Está bem a dupla de volantes, não acho que William Magrão quando voltar irá ter vida mansa para retornar à titularidade. O meia Tcheco vem contrariando as críticas e também foi destaque. O goleiro Victor continua o milagreiro de smepre. Agora, dia após dia nós vemos o zagueiro Leo com problemas técnicos - o que acontece com o nosso zagueiro? Já Thiego não passa confiança. É bom jogador, mas desde as lesões do ano passado não voltou bem.

- Falar bem de Maxi López já virou clichê. O argentino em toda a sua carreira nunca teve um momento tão bom quanto esse. No Brasileirão são 7 gols, artilheiro GREMISTA na competição. Fora algumas assistências aos companheiros. Maxi ganhou a torcida pelo seu empenho, sua raça e dedicação em campo, agora passa a virar Ídolo pelos gols. Com aquela camisa 16 às costas, ele vem ficando a cara do Jardel.

- Falando ainda em Maxi. Por mais que a direção sofra assédio de clubes europeus interessados em levar o atacante para aqueles pagos, não podemos deixar ele ir embora. Não até o final do ano.

- O meia Douglas Costa jogou bem, nada brilhante, apenas jogou bem. No domingo, contra o Barueri fora de casa, segue na titularidade e ganha mais uma chance de se afirmar na equipe.

- Azar de um, sorte do outro. O lateral-esquerdo Fábio Santos fraturou o pé e saiu do jogo ainda no 1° tempo, e ficará um bom tempo longe dos gramados. Força Fábio Santos!

- Já Jadílson, que há algum tempo pleiteava a titularidade e ganhava o apoio da torcida, entrou no lugar de Fábio Santos e foi bem mais uma vez, assim como contra o Cruzeiro. Agora, terá a chance de jogar regularmente desde que chegou no início do ano como grande contratação. É conferir já no domingo.

- Ainda sobre Jadílson. O jogador é ótimo para atacar, mas todos sabem sua dificuldade em marcar. No gol do Palmeiras, a liberdade e tranquilidade dado ao lateral Wendel por ele antes de cruzar na cabeça de Cleiton Xavier deve ser corrigida. É ótimo ver Jadílson atacando, sem medo de errar para cima da zaga adversária, agora seria igualmente ótimo sentir segurança quando Jadílson vira marcador e não sofre com o ataque do outro time. Entenderam?

- Se nada é levado a sério no Brasil, porque justamente o futebol-arte dos tupiniquins seria levado? No lance do zagueiro Réver, onde ele acabou se chocando com o meia Diego Souza (Palmeiras) e caindo desacordado no gramado (veja vídeo abaixo), ficou evidenciado a falta de fiscalização aos estádios brasileiros e a falta de consciência dos clubes e dirigentes para dar ao futebol os cuidados que ele necessita. O Parque Antártica provou que não pode ser palco de um jogo de futebol de Série A do Brasileirão. O estatudo do torcedor (que serve só para bonito, diga-se de passagem) é bem claro ao dizer que a cada 10 mil pessoas no estádio é necessário uma ambulância no campo de jogo. No estádio palmeirense, a ambulância não pode nem chegar ao campo, fica do lado de fora do estádio. Em caso de emergência, de risco de morte, quem se importa? No caso de ontem, quem se importaria?

- Já foi dito pelos médicos GREMISTAS que Réver acordou, já fala normalmente e está bem. Resta agora esperar pelos exames e saber quando ele volta ao time. Força Réver!

A vitória esteve perto, mas o empate com o Líder fora de casa acabou sendo um bom resultado, diante dos imprevistos. No domingo, o GRÊMIO encara pela primeira vez na história o Barueri. O jogo é fora de casa e a vitória é quase uma obrigação. Vamos GRÊMIO, chegou a hora!

Ficha do Jogo - 17ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009

GRÊMIO - 1 : Victor, William Thiego (Rafael Marques), Leo, Réver, Fábio Santos (Jadílson), Túlio, Adílson, Souza, Tcheco, Douglas Costa (Jonas) e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori.

Palmeiras - 1 : Marcos, Wendel, Maurício Ramos, Danilo, Marcão (Marquinhos), Pierre, Edmílson, Cleiton Xavier, Diego Souza, Ortigoza (Willians) e Obina (Jefferson). Técnico: Muricy Ramalho.

Estádio Parque Antártica (São Paulo - SP)

Público Pagante: 25.440 torcedores - Renda: R$ 862.666,24

Gols: Maxi López, aos 31 minutos do 1° tempo (GRÊMIO), Cleiton Xavier, aos 28 minutos do 1° tempo (Palmeiras).

Cartões Amarelos: Rafael Marques (GRÊMIO), Edmílson e Marcão (Palmeiras).

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE).
Auxiliares: Ubirajara Ferraz Jota (PE) e Erich Bandeira (PE).